TORNAR-SE PROFESSORA DE GEOGRAFIA: narrativas, memórias e histórias de vida - formação e aprendizagens na/da/sobre a docência
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i17.680Resumo
O artigo apresenta um recorte da pesquisa Trajetórias de aprendizagem da docência em Geografia: narrar, formar e iniciar. Tendo como base o subprojeto Formação docente e Geografia Escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico, desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia, Campus XI, e em seis escolas de educação básica de três municípios – Conceição do Coité, Serrinha e Teofilândia – do Território de Identidade do Sisal, a questão norteadora da pesquisa foi: como os professores de Geografia em formação inicial, bolsistas de iniciação à docência, concebem as aprendizagens da/na/sobre a docência em escolas rurais a partir de situações experienciadas no âmbito do referido subprojeto. Trata-se de uma investigação-formação de abordagem qualitativa, ancorada nos princípios do método (auto)biográfico, cujas fontes – memorial, diário de formação e entrevista narrativa – possibilitaram a apreensão do objeto investigado. As narrativas revelaram episódios marcantes nas trajetórias de vida- escolarização-formação e evidenciaram as contribuições das situações formativas experienciadas no devir das ações do referido subprojeto e suas implicações na construção da identidade docente.
PALAVRAS-CHAVE
Narrativas, Formação de Professores de Geografia, Aprendizagem da/na/sobre a docência, Programa de Iniciação à Docência.
HACERSE PROFESORA DE GEOGRAFÍA: narrativas, memórias e historias de vida - formación y aprendizagem de la/na/sobre la docencia
RESUMEN
El artículo presenta un recorte de la investigación Trayectorias de aprendizaje de la docencia en Geografía: narrar, formar e iniciar. En el caso de las escuelas de educación básica de tres municipios, en la Universidad del Estado de Bahía, Campus XI, y en seis escuelas de educación básica de tres municipios - Conceição do Coité, Serrinha y Serrana La cuestión orientadora de la investigación fue: cómo los profesores de Geografía en formación inicial, becarios de iniciación a la docencia, conciben los aprendizajes de la docencia en escuelas rurales a partir de situaciones experimentadas en el contexto ámbito de dicho subproyecto. Se trata de una investigación-formación de abordaje cualitativo, anclada en los principios del método (auto) biográfico, cuyas fuentes - memorial, diario de formación y entrevista narrativa - posibilitar la aprehensión del objeto investigado. Las narrativas revelaron episodios marcados en las trayectorias de vida-escolarización-formación y evidenciaron las contribuciones de las situaciones formativas experimentadas en el devenir de las acciones del referido subproyecto y sus implicaciones en la construcción de la identidad docente.
PALABRAS CLAVE
Narrativa, Formación del profesor de Geografía, Aprendizaje de/en la docencia, Programa de Iniciación a la Docencia.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 19/08/2019 (2)
- 19/08/2019 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).