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TORNAR-SE PROFESSORA DE GEOGRAFIA: narrativas, memórias e histórias de vida - formação e aprendizagens na/da/sobre a docência

Autores

  • Jussara Fraga Portugal UNEB
  • Eloiza Cristiane Torres UEL

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i17.680

Resumo

O artigo apresenta um recorte da pesquisa Trajetórias de aprendizagem da docência em Geografia: narrar, formar e iniciar. Tendo como base o subprojeto Formação docente e Geografia Escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico, desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia, Campus XI, e em seis escolas de educação básica de três municípios – Conceição do Coité, Serrinha e Teofilândia – do Território de Identidade do Sisal, a questão norteadora da pesquisa foi: como os professores de Geografia em formação inicial, bolsistas de iniciação à docência, concebem as aprendizagens da/na/sobre a docência em escolas rurais a partir de situações experienciadas no âmbito do referido subprojeto. Trata-se de uma investigação-formação de abordagem qualitativa, ancorada nos princípios do método (auto)biográfico, cujas fontes – memorial, diário de formação e entrevista narrativa – possibilitaram a apreensão do objeto investigado. As narrativas revelaram episódios marcantes nas trajetórias de vida- escolarização-formação e evidenciaram as contribuições das situações formativas experienciadas no devir das ações do referido subprojeto e suas implicações na construção da identidade docente.

PALAVRAS-CHAVE

Narrativas, Formação de Professores de Geografia, Aprendizagem da/na/sobre a docência, Programa de Iniciação à Docência.


HACERSE PROFESORA DE GEOGRAFÍA: narrativas, memórias e historias de vida - formación y aprendizagem de la/na/sobre la docencia

RESUMEN

El artículo presenta un recorte de la investigación Trayectorias de aprendizaje de la docencia en Geografía: narrar, formar e iniciar. En el caso de las escuelas de educación básica de tres municipios, en la Universidad del Estado de Bahía, Campus XI, y en seis escuelas de educación básica de tres municipios - Conceição do Coité, Serrinha y Serrana La cuestión orientadora de la investigación fue: cómo los profesores de Geografía en formación inicial, becarios de iniciación a la docencia, conciben los aprendizajes de la docencia en escuelas rurales a partir de situaciones experimentadas en el contexto ámbito de dicho subproyecto. Se trata de una investigación-formación de abordaje cualitativo, anclada en los principios del método (auto) biográfico, cuyas fuentes - memorial, diario de formación y entrevista narrativa - posibilitar la aprehensión del objeto investigado. Las narrativas revelaron episodios marcados en las trayectorias de vida-escolarización-formación y evidenciaron las contribuciones de las situaciones formativas experimentadas en el devenir de las acciones del referido subproyecto y sus implicaciones en la construcción de la identidad docente.

PALABRAS CLAVE

Narrativa, Formación del profesor de Geografía, Aprendizaje de/en la docencia, Programa de Iniciación a la Docencia.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

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Publicado

19/08/2019

Versões

Como Citar

Portugal, J. F., & Torres, E. C. (2019). TORNAR-SE PROFESSORA DE GEOGRAFIA: narrativas, memórias e histórias de vida - formação e aprendizagens na/da/sobre a docência. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 9(17), 05–26. https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i17.680