GÊNEROS DISCURSIVOS, CIDADE E ENSINO DE GEOGRAFIA:

aproximações teórico-metodológicas a partir de folders de condomínios fechados

Autores

  • Darlan da Conceição Neves

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.716

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar as possibilidades de aprendizagem a partir de situações proporcionadas pelo professor, por meio das interações entre os estudos críticos do discurso e a Geografia Escolar. Para tanto, apresentaremos uma atividade realizada com uma turma de 2o ano de uma escola de educação técnica do município de São Paulo. Na oportunidade foi debatida a produção do espaço urbano da cidade de São Paulo na atualidade com os alunos e alunas, a partir do tema “condomínios fechados”. A atividade se concretizou com uma análise individual qualitativa de folders de condomínios que, no momento de sua realização, estavam em fase de divulgação e venda em alguns bairros da capital paulistana. Ao final do trabalho, identificamos que os alunos perceberam uma multiplicidade de sentidos e significados, corroborando com a eficácia do material de divulgação em produzir certos sentidos sobre a cidade; além de também e em alguns casos, ao mesmo tempo, aguçar a percepção de que objetos espaciais reproduzem uma atualizada lógica de (re)produção espacial.

Palavras-chave

Discurso, Educação geográfica, Cidade

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Publicado

24/07/2020

Como Citar

da Conceição Neves, D. . (2020). GÊNEROS DISCURSIVOS, CIDADE E ENSINO DE GEOGRAFIA:: aproximações teórico-metodológicas a partir de folders de condomínios fechados. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(19), 641–660. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.716