AULA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA:
uma visão pela literatura científica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.887Resumo
Aula de campo é uma importante ferramenta utilizada por professores brasileiros em diversos níveis de ensino. Essa relevância despertou interesse de autores em investigar seu potencial como recurso didático e o nosso, especificamente, em conhecer como esse tema é tratado no ensino de Geografia em espaços não-formais. Assim, realizamos uma revisão bibliográfica nas plataformas Google Acadêmico, Scielo e Periódicos Capes, considerando o período de 2010 a 2019, com os descritores: aula de campo, espaços não-formais, Geociências, Geografia, ensino. Os trabalhos abordaram dificuldades inerentes à preparação e realização de aulas de campo, como falta de recursos e apoio da direção. Além disso, apontam a importância do campo no processo de ensino-aprendizagem de Geografia e a interdisciplinaridade proporcionada por esta prática. As bibliografias destacam também o papel da aula de campo na formação dos professores. Pesquisas apontaram a relação do campo e conteúdos curriculares da Geografia ao cotidiano dos estudantes, ampliando sua visão crítica do mundo. Este trabalho considera potencialidades, complexidades, metodologias de organização e dificuldades para a utilização deste recurso metodológico, além da necessidade da presença desta temática no processo de formação de profissionais de Geografia e outras áreas que podem se apropriar do campo como parte de suas práticas.
PALAVRAS-CHAVE
Aula de campo, Espaços não-formais, Geociências, Geografia, Ensino.
FIELD CLASS IN GEOGRAPHY TEACHING: a view from scientific literature
ABSTRACT
Field trip is an important tool used by Brazilian teachers at various levels of education. This importance aroused the interest of several authors in investigating its potential as a didactic resource and ours, specifically, in knowing how this topic is treated in the teaching of Geography in non-formal spaces. Thus, we performed a bibliographic review on Google Scholar, “Scielo” and “Periódicos Capes” platforms, considering the period between 2010 and 2019, and with the descriptors: field trip, non-formal spaces, Geosciences, Geography, teaching. Research addressed the difficulties inherent in preparing and conducting an outdoor class, such as lack of resources and support from school administration. In addition, they point out the importance of conducting outdoor education in the Geography teaching- learning process and the interdisciplinarity provided by field practice. Bibliographies also refers to field trip’s role in teacher’s training process. The research relates the curricular content of Geography with the students' daily, expanding their critical view of the world. This paper considers the potentialities, complexities methodologies of organization, difficulties for the use of this methodological resource, besides the need for presenting this theme in the process of training professionals in Geography and other areas that may appropriate field trips as part of their activities.
KEYWORDS
Field trip, Non-formal space, Geosciences, Geography, Teaching.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).