POSSIBILIDADES DIDÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ESTUDANTES SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.927Resumo
O ensino de Geografia para estudantes surdos apresenta-se como um desafio para professores, família e Estado no cenário atual da educação brasileira. Enquanto não houver o despertar docente para o aprendizado da língua brasileira de sinais, é necessário recorrer a estratégias que possibilitem essa realização. Este artigo propõe, portanto, uma reflexão acerca das possibilidades metodológicas do ensino de Geografia para estudantes surdos com enfoque na experiência visual, discutindo estratégias didáticas como o uso de cartografia inclusiva, maquetes, filmes, jogos, charges, tiras, quadrinhos e visitas de campo, uma vez que somente uma didática engajada com a aprendizagem efetiva pode colaborar para a formação de sujeitos pensantes e críticos, capazes de argumentar e resolucionar problemas que se apresentam no cotidiano, objetivos sobre os quais a Geografia tem se debruçado.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino de Geografia, Surdez, Surdo, Aprendizagem.
POSIBILIDADES DIDÁCTICAS PARA ESTUDIANTES SORDOS EN LA ENSEÑANZA DE GEOGRAFÍA
RESUMEN
La enseñanza de geografía para estudiantes sordos se presenta como un reto para los profesores, familia y el gobierno en el escenario actual de la educación brasileña. Mientras no haya un despertar docente para el aprendizaje de la lengua brasileña de señales, es necesario recurrir a estrategias didácticas que permitan esa realización. Este artículo propone, por lo tanto, una reflexión sobre las posibilidades metodológicas de la enseñanza de Geografía para estudiantes sordos con foco en la experiencia visual, discutiendo estrategias didácticas como el uso de cartografía inclusiva, maquetas, películas, juegos, caricaturas, tiras cómicas, viñetas y visitas de campo, ya que solamente una didáctica comprometida con el aprendizaje efectivo puede colaborar para la formación de sujetos pensantes y críticos, capaces de argumentar y solucionar problemas que se presenten en el día a día, objetivos sobre los cuales la geografía se ha volcado.
PALABRAS CLAVE
Enseñanza de geografía, Sordera, Sordo, Aprendizaje.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).