O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA:
uma proposta de roteiro de campo no sítio urbano de Ilhéus, Bahia/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.932Resumo
Esta pesquisa analisa os aspectos da Geografia Física no sítio urbano de Ilhéus como recurso didático nas aulas de Geografia da Educação Básica, visando o entendimento das relações sociedade-natureza que modificam constantemente os espaços. A pesquisa busca respaldo teórico na importância do estudo do relevo para a compreensão de problemas urbanos tratados em sala de aula. Para tanto, seguimos o pensamento de autores como Casseti (1991), Haesbaert (2004), Vesentini (2004), Almeida (1991), Callai (2017), Cavalcanti (2009) entre outros. Foram realizados trabalhos de campo, tendo como objetivo a escolha e o reconhecimento de locais que poderiam ser visitados pelos alunos, levando em conta alguns parâmetros como: Não apresentar risco para os alunos; ser de fácil acesso; ter uma feição do relevo representativa; e possuir visão panorâmica. Assim, foram identificados sete locais com potencial de visualização do relevo que possibilitam análises compartimentadas e integradas dos elementos da paisagem no ensino de Geografia. A proposição dos roteiros para aulas práticas em campo com alunos da Educação Básica, possibilita aos alunos observar e discutir questões socioambientais a partir de seu cotidiano contribuindo para a diversificação de possibilidades do aprender/apreender no processo de ensino/aprendizagem.
Palavras-chave
Geografia Escolar, Prática de campo, Sociedade - Natureza
Teaching physical Geography: a proposal for a field tour in the urban site of Ilhéus, Bahia/Brazil
Abstract
This research analyzes the aspects of Physical Gography in the urban site of Ilhéus as a didactic resource in the Basic Education Geography classes, aiming at understanding the society-nature relations that constantly modify the spaces. The research seeks theoretical support on the importance of the study of relief for the understanding of urban problems treated in the classroom. For this, we follow the thinking of authors such as Casseti (1991), Haesbaert (2004), Vesentini (2004), Almeida (1991), Callai (2017), Cavalcanti (2009) among others. Field work was carried out, with the objective of choosing and recognizing places that could be visited by students, taking into account some parameters such as: Do not present risk to students; be easily accessible; have a representative relief feature; and have a panoramic view. Thus, seven locations with potential for visualization of the relief were identified, which allow for compartmentalized and integrated analysis of the elements of the landscape in the teaching of Geography. The proposal of scripts for practical classes in the field with Basic Education students, allows students to observe and discuss socio-environmental issues from their daily lives, contributing to the diversification of possibilities of learning / apprehending in the teaching / learning process.
Keywords
School Geography, Field practice, Society - Nature
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).