A CIÊNCIA GEOGRÁFICA E O ENSINO DE GEOGRAFIA DOS ANOS 1980 AOS DIAS DE HOJE: uma avaliação
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i18.747Abstract
Nos últimos trinta anos, a ciência geográfica no Brasil sofreu uma alteração em seus fundamentos teórico-epistemológicos. A análise da qualidade dessa transformação em seus fundamentos não é exatamente uma tarefa fácil, tanto quanto o entendimento dessa mudança em suas características está longe de encontrar unanimidade. Trinta anos atrás, a geografia era acusada de raquitismo teórico, e que os geógrafos tinham uma percepção muito ruim da história de sua disciplina e seu desenvolvimento. Uma crítica que tinha por base uma insegurança quanto à identidade da disciplina e, por sua vez, uma titubeante resposta à pergunta “o que é geografia”. No entanto, não conhecer profundamente o que se tem em mãos fornece condições para uma crítica e o desenvolvimento de uma sólida alternativa? Essa situação pode se mostrar especialmente dramática quando pensamos no ensino de geografia. Todavia, a pergunta principal deste trabalho decorre dessa situação: se não sabemos ou não enfrentamos a questão do que seja geografia, podemos ter segurança em como ensinar esse conteúdo? Ou, devido a essa incerteza, não abrimos as portas para uma descaracterização do ensino de geografia? Não teríamos, em nome da crítica, descaracterizado o conteúdo de geografia e, com isso, os seus propósitos, ou seja, por que se ensina geografia?
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).