A CIÊNCIA GEOGRÁFICA E O ENSINO DE GEOGRAFIA DOS ANOS 1980 AOS DIAS DE HOJE: uma avaliação
DOI :
https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i18.747Résumé
Nos últimos trinta anos, a ciência geográfica no Brasil sofreu uma alteração em seus fundamentos teórico-epistemológicos. A análise da qualidade dessa transformação em seus fundamentos não é exatamente uma tarefa fácil, tanto quanto o entendimento dessa mudança em suas características está longe de encontrar unanimidade. Trinta anos atrás, a geografia era acusada de raquitismo teórico, e que os geógrafos tinham uma percepção muito ruim da história de sua disciplina e seu desenvolvimento. Uma crítica que tinha por base uma insegurança quanto à identidade da disciplina e, por sua vez, uma titubeante resposta à pergunta “o que é geografia”. No entanto, não conhecer profundamente o que se tem em mãos fornece condições para uma crítica e o desenvolvimento de uma sólida alternativa? Essa situação pode se mostrar especialmente dramática quando pensamos no ensino de geografia. Todavia, a pergunta principal deste trabalho decorre dessa situação: se não sabemos ou não enfrentamos a questão do que seja geografia, podemos ter segurança em como ensinar esse conteúdo? Ou, devido a essa incerteza, não abrimos as portas para uma descaracterização do ensino de geografia? Não teríamos, em nome da crítica, descaracterizado o conteúdo de geografia e, com isso, os seus propósitos, ou seja, por que se ensina geografia?
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).