LA EDUCACIÓN POPULAR EN CHILE:
el pueblo mapuche y el proceso de construcción de una Pedagogía que nos libere
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.896Abstract
En este artículo revisaremos algunos elementos del modelo educativo chileno y la correspondiente respuesta organizativa del pueblo chileno. Se analizarán variables formales del sistema educativo chileno que han generado una respuesta desde el estudiantado y el movimiento social por la educación en su relación con el proceso emancipatorio que se ha desarrollado en los últimos años en Chile. Por último, se establecerán algunas alternativas que se observan para complementar el proyecto político-educativo del pueblo mestizo chileno provenientes desde el pueblo mapuche, como lo son sus valores y la conceptualización de ser humano presente en este pueblo nación.
Palabras clave
Mapuche, Educación popular, Movimiento social, Educación neoliberal.
EDUCAÇÃO POPULAR NO CHILE: o povo mapuche e o processo de construção de uma Pedagogia que nos liberte
Resumo
Neste artigo revisaremos alguns elementos do modelo educativo chileno e a correspondente resposta organizacional do povo chileno. Analisaremos variáveis formais do Sistema Educativo chileno que tem gerado uma resposta dos estudantes e movimentos sociais pela educação, em sua relação com o processo emancipatório que tem se desenvolvido nos últimos anos no país. Por último, se estabelece algumas propostas que se observam para complementar o projeto educativo do povo mestiço chileno proveniente do povo mapuche, como são seus valores e a conceitualização de ser humano presente neste povo-nação.
Palavras-chave
Mapuche, Educação popular, Movimento social, Educação neoliberal.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).