A Educação Popular no Chile:

O povo mapuche e o processo de construção de uma pedagogia que nos liberte

Autores

  • Osvaldo Sepúlveda Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais
  • Silvia Aparecida de Sousa Fernandes Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília http://orcid.org/0000-0003-0679-3905

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.896

Resumo

Neste artigo revisaremos alguns elementos do modelo educativo chileno e a correspondente resposta organizacional do povo chileno. Analisaremos variáveis formais do Sistema educativo chileno que tem gerado uma resposta dos estudantes e movimentos sociais pela educação em sua relação com o processo emancipatório que tem se desenvolvido nos últimos anos no país. Por último, se estabelece algumas alternativas que se observam para complementar o projeto educativo do povo mestiço chileno proveniente do povo mapuche, como são seus valores e a conceitualização de ser humano presente neste povo-nação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Osvaldo Sepúlveda Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais

Professor na Escuela Ines Gallardo, Llanquihue, Los Lagos, Chile. Mestrando na UNESP, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe

Silvia Aparecida de Sousa Fernandes, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília

Docente da Faculdade de Filosofia e Ciências/Unesp-Marília-SP e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe,  do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais - IPPRI. Geógrafa, mestre em Geografia pela FCT/Unesp - Presidente Prudente-SP; doutora em Sociologia pela FCL/Unesp-Araraquara-SP. 

 

Publicado

2022-01-17

Como Citar

Sepúlveda Silva, O., & Fernandes, S. A. de S. (2022). A Educação Popular no Chile:: O povo mapuche e o processo de construção de uma pedagogia que nos liberte. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 11(21), 05–30. https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.896