GEOGRAFIA ESCOLAR, EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, AUTONOMIA DOCENTE E QUESTÃO CONCEITUAL:
tecendo ligações
DOI :
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1035Résumé
Este artigo apresenta algumas reflexões teóricas acerca do ensino de Geografia na educação básica, no intuito de problematizar a Geografia escolar enquanto leitura espacial de mundo. Entende-se que sua constituição requer que a atuação do professor e dos alunos, nos processos de ensino e aprendizagem, ocorra segundo as perspectivas da educação geográfica, cuja efetivação atrela-se à construção de discursos e de um vocabulário geográficos possíveis somente via apropriação conceitual. Identificou-se a autonomia docente como o meio, o elemento propiciador das possíveis ligações tecidas entre Geografia escolar, educação geográfica e questão conceitual, e propôs-se um desenho para tal tessitura. Espera-se que este texto contribua para a atuação docente geográfica autônoma e autoral e para a assunção do professor de Geografia enquanto sujeito epistêmico.
Palavras-chave
Geografia escolar, Atuação docente, Professor, Autonomia docente, Conceitos.
SCHOOL GEOGRAPHY, GEOGRAPHIC EDUCATION, TEACHING AUTONOMY AND CONCEPTUAL ISSUE: making connections
Abstract
This article presents some theoretical reflections about the teaching of Geography in basic education, in order to discuss school Geography as a spatial reading of the world. It is understood that its constitution requires that the performance of the teacher and the students, in the teaching and learning processes, take place according to the perspectives of geographic education, whose implementation is linked to the construction of speeches and some geographical vocabulary possible only via conceptual appropriation. Teaching autonomy was identified as the means, the element that facilitates the potential connections made between school geography, geographic education and conceptual issues, and a design was proposed for such organization. It is expected that this text will contribute to an autonomous and authorial geographical teaching performance and to the assumption of the Geography teacher as an epistemic subject.
Keywords
School geography, Teaching performance, Teacher, Teaching autonomy, Concepts.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).