GEOGRAFIA E LIBRAS:
os desafios do processo de ensino e aprendizagem em Fortaleza/Ceará
DOI :
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1116Résumé
Este artigo discute sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia para estudantes surdos e estudantes ouvintes da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira, localizada em Fortaleza, estado do Ceará, refletindo sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nessa escola de proposta inclusiva. Durante pesquisa de campo, realizamos entrevistas com o professor de Geografia, com uma intérprete de Libras, estudantes surdos e estudantes ouvintes, em que obtivemos os dados para discussão na pesquisa. Como resultados, percebemos a importância da Libras nas relações existentes em sala de aula. Além da importância dessa língua, os estudantes evidenciaram que as metodologias que valorizam recursos visuais contribuem significativamente para a construção do conhecimento geográfico.
Palavras-chave
Ensino de Geografia, Libras, Estudantes ouvintes, Estudantes surdos, Recursos Visuais.
GEOGRAPHY AND LIBRAS: the challenges of the process of teaching in Fortaleza/Ceará
Abstract
This article discusses the process of teaching and learning Geography to deaf and to hearing students at Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira, located at Fortaleza, Ceara State, reflecting about the Brazilian sign language (LIBRAS) importance at this inclusive proposal school. During the field research, we interviewed the geography teacher, a Libras interpreter, deaf students and hearing students and we acquired data to the present research discussion. As result, we realized the Libras’ importance on the relationships at classroom. Asides the importance of this language, students evidenced that methodologies that valorizes visual resources, significantly contributes to geographical knowledge construction.
Keywords
Geography teaching, Libras, Hearing students, Deaf students, Visual Resources.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).