ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: práticas pedagógicas nos anos iniciais
Résumé
O presente estudo objetivou discutir sobre o ensino de Cartografia nas aulas de Geografia, estimulando o desenvolvimento da aprendizagem pela criança conhecendo o espaço geográfico em suas diversas dimensões. Para isso, primeiramente foi efetivado um estudo teórico sobre o tema proposto, em seguida foram aplicadas algumas atividades em sala de aula. Desta maneira utilizou-se de estudos bibliográficos e atividade prática no 1º ano do ensino fundamental na Escola Municipal John Kennedy (município de Jandaia do Sul – Paraná), com atividades explorando o ambiente de sala de aula e o espaço vivido pela criança. Nesse trabalho buscou levar os discentes a compreender o espaço utilizando-se de vários pontos de vista, respeitando o seu desenvolvimento cognitivo para obtenção de resultados que proporcionou a concretização da importância de introduzir os conceitos cartográficos, nos anos iniciais. Essa prática mostrou que essas simples atividades fazem parte do dia a dia da criança, e pode ser muito mais compreendida quando é trazido para a teoria o conhecimento já predisposto na prática. No trabalho também foi ressaltado a formação dos professores ainda precária, fazendo com que os mesmos tenham dificuldades em trabalhar com esta temática de tamanha importância cognitiva.
Palavras-chave
Ensino de Cartografia, Espaço geográfico, Espaço vivido, Formação dos professores.
CARTOGRAPHIC LITERACY: educational practices in early years
Abstract
This study aimed to discuss the teaching of Cartography in Geography lessons, stimulating the development of learning for the child knowing the geographic space in its various dimensions. For this, was first effected a theoretical study on the theme, then it was applied some activities in the classroom. In this way we used bibliographic studies and practical activity in the 1st year of elementary school at the Municipal School John Kennedy (municipality of South Jandaia - Paraná), with activities exploring the classroom environment and the space lived by the child. In this study sought to take the students to understand the space using various views, respecting their cognitive development to obtain results which provided the realization of the importance of introducing cartographic concepts in the early years. This practice has shown that these simple activities are part of everyday life of the child, and can be much more understood when it is brought to the theory knowledge already predisposed in practice. The work was also emphasized the training of teachers still deficient, causing as they have difficulty working with is theme of such cognitive importance.
Keywords
Cartography teaching, Geographic space, Lived space, Teacher training.
ISSN: 2236-3904
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