O ENSINO DA GEOGRAFIA POR ENTRE LETRAS E CANÇÕES
DOI :
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.724Résumé
Neste artigo propomos discutir a aplicabilidade da música como recurso didático para o ensino de geografia. Para tanto, acompanhamos, ao longo do segundo semestre de 2017, duas turmas de 3o ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação do Pará-IFPA. Partimos do pressuposto de que a música se apresenta como uma das possibilidades para a construção do conhecimento que interliga o vivido e a elaboração científica, podendo promover saberes contextualizados e críticos. A pesquisa-ação foi escolhida enquanto método por ser uma modalidade qualitativa de pesquisa que consiste tanto na análise e observação de fenômenos, bem como na reflexão do professor sobre sua própria ação. Os resultados apontam que o uso da música como recurso didático de geografia posiciona o aluno como sujeito da relação ensino- aprendizagem, bem como propicia contribuições no ensino de geografia ao agregar ludicidade, criatividade e conhecimento crítico ao seu ensino.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino, Geografia, Música, Recursos Didáticos.
THE TEACHING OF GEOGRAPHY AMONG LYRICS AND SONGS
ABSTRACT
In this article, we propose to discuss the usage of music as an educational tool for the teaching of geography. For that purpose, we supervised, during the second semester of 2017, two classes of the 3rd year from the integrated High School of Instituto Federal de Educação do Pará-IFPA. We assume that music is one of the possibilities for the construction of knowledge that connects the living experience and the scientific production, supporting contextualized and critical knowledge. Research-action was chosen as the applied method because it is a qualitative research strategy comprising both the analysis and the observation of phenomena, as well as the teacher's assessment of his own action. The results show that the use of music as an educational tool of geography places the student as a subject of the teaching-learning process, as well as provides advances in this branch of teaching by adding playfulness, creativity and critical knowledge to its practice.
KEYWORDS
Teaching, Geography, Music, Educational Tools.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).