EDUCAÇÃO DECOLONIAL:
a paisagem e a História negra nas narrativas do centro do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1152Resumo
O presente artigo parte da sistematização das práticas pedagógicas interdisciplinares (Geografia e História) realizadas ao longo do ano de 2019 no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Unidade Maria da Graça (Rio de Janeiro), para dialogar e debater as questões raciais e o ensino decolonial. Nesse intuito, foram realizadas três saídas de campo: primeiramente para o Museu Nacional de Bela Artes, em seguida ao sítio inscrito pela UNESCO como Patrimônio Mundial, conhecido como Pequena África e por fim a região da Praça XV de Novembro. A atividade trouxe novos olhares a respeito da paisagem da cidade do Rio de Janeiro e levou os discentes a refletirem sobre mudanças e permanências no uso do espaço urbano. Essas mediações ganharam corpo através de uma série de publicações realizadas pelos alunos nas redes sociais.
Palavras-chave
Praça VX, Interdisciplinaridade, Educação étnico-racial, Paisagem carioca.
DECOLONIAL EDUCATION: the landscape and the black History in the narratives of downtown Rio de Janeiro
Abstract
This article starts from the systematization of interdisciplinary pedagogical practices (Geography and History) carried out throughout 2019 at the Federal Center for Technological Education Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Maria da Graça Unit, to dialogue and debate on racial issues and the decolonial teaching. With this in mind, three field trips were made: first to the National Museum of Fine Arts, then to the UNESCO World Heritage site known as Little Africa and finally to the Praça XV de Novembro region. The activity brought new perspectives on the landscape of the city of Rio de Janeiro and led students to reflect on changes and permanencies in the use of urban space. These mediations were embodied through a series of publications made by students on social networks.
Keywords
Praça VX, Interdisciplinarity, Racial ethnic education, Rio landscap.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).