POR UMA GEOGRAFIA VIVENCIADA:
importância das práticas de campo na formação de professores de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.824Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar uma concepção de práticas de campo e sua função na formação de professores de Geografia. A história dos cursos de formação de professores, junto com as bases legais que regem o currículo e o sistema de ensino superior demonstra a existência de uma relação integrada entre os momentos de campo e o processo de formação de geógrafos que atuarão em sala de aula. A identificação desta relação propicia um caminho de construção da sistematização das práticas de campo para que seja gerada uma concepção fundamentada teórico-metodologicamente. Os momentos de constituição das práticas de campo, planejamento, execução e avaliação integram os processos de aula e trabalho. A compreensão é gerada a partir do entendimento do sistema de relações estabelecido. O campo oferece na formação de professores de Geografia dinamicidade, integração universidade- sociedade e riqueza no ensino e aprendizagem através dos momentos do desvendar-mundo pela ótica da ciência geográfica.
PALAVRAS-CHAVE
Formação de professores, Práticas de campo, Método de pesquisa em Geografia, Ensino de Geografia.
FOR A GEOGRAPHY EXPERIENCED: the importance of field practices in the training of professors of Geography
This text aims to present a conception of field practices and their role in the training of professors of Geography. The history of professors training courses, along with the legal bases governing the curriculum and the higher education system demonstrates the existence of an integrated relationship between the moments of field and the process of training geographers who will act in the classroom. The identification of this relationship provides a way to build the systematization of field practices, so that a theorical and methodologically based conception can be generated. The moments of constitution of the field practices, planning, execution and evaluation integrate the processes of class and work. The understanding is generated from the understanding of the system of relationships established. The field offers in the training of professors of Geography dynamics, integration university-society and richness in teaching and learning through the moments of the unravel- world from the perspective of geographical science.
KEYWORDS
Training of professors, Field practices, Method research in Geography, Geography teaching.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).