A Geografia Escolar e a reorganização curricular provocada pela reforma do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1153Resumo
A Reforma do Ensino Médio (2017) e a homologação da BNCC (2018) foram dois importantes instrumentos utilizados para a reestruturação do ensino secundário. Essas mudanças educacionais, de caráter nacional, acompanham um movimento global de reestruturação da educação e do currículo. Nesse artigo, pretende-se apresentar como a disciplina de Geografia situa-se no "Novo Ensino Médio". Para tanto, investigou-se os documentos curriculares das unidades federativas construídos para adequação à Lei 13.415/17. De natureza qualitativa, o presente estudo fundamenta-se metodologicamente na pesquisa documental. Intencionou-se consultar os documentos e matrizes curriculares elaborados pelo Distrito Federal e estados brasileiros, uma vez que a implementação do Ensino Médio ocorre em 2022. Os resultados alcançados demonstram a diminuição, em importância, da Geografia em particular e das humanidades em geral nos sistemas escolares estaduais.
Palavras-chave
Currículo, Novo Ensino Médio, Ensino de Geografia.
Geography and the new curriculum proposed by the High School reform
Abstract
The High School Reform (2017) and the approval of the National Communal Curriculum Base - BNCC from 2018 have been important tools to restructure secondary education. On a national level, these educational changes follow a global movement in restructuring educational systems and subject’s curriculum. The paper aims to show how a subject as geography stands in the “New High School Education System”. Therefore, we have researched documents on curriculum from federal units and drafted to comply with the Law 13.415/17. The present study has a qualitative aspect, and its method relies on the survey of documents. We have consulted documents and curriculum sources drafted by Distrito Federal unit and Brazilian federal states once implementing the “New High School Education System” taking place in 2022. Preliminary results show that geography and humanities now have less relevance in educational systems at state level.
Keywords
Curriculum, New High School Education System, Geography teaching.
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