OUTRO OLHAR SOBRE O LUGAR: manejar as lentes para redescobrir o espaço vivido
Resumo
Tendo como referência a importância da relação com a cidade como espaço vivido e as diversas maneiras de percebê-la, neste trabalho buscamos partilhar as experiências construídas conjuntamente entre professores/as do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus V – Santo Antonio de Jesus/BA) e discentes do ensino médio do Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, localizado no município de mesmo nome. Reunimos reflexões oriundas das nossas experimentações analisando produções inovadoras como resultado das atividades elaboradas pelos/os sujeitos envolvidos nas práticas vivenciadas no cotidiano escolar em confronto com pensamentos e ideias forjadas no cotidiano acadêmico dos/as autores/as. Para tal feito, a premissa mais importante aqui confere ao mundo das imagens o potencial de descobertas e construção de conhecimento em sua interface com o mundo da educação. Ademais, procuramos evidenciar a importância da construção coletiva e interdisciplinar orientada pela concepção curricular presente nas proposições das práticas indicadas pelos/as professores/as em Geografia.
Palavras-chave
Geografia, Ensino, Cidade, Imagem, Fotografia.
OTRA MIRADA EN EL LUGAR: manejar las lentes para redescubrir el espacio vivido
Resumen
Teniendo como referencia la importancia de la relación con la ciudad como espacio vivido y las diversas formas de percibirla, en este trabalho buscamos compartir las experiencias construidas conjuntamente entre profesores/as del curso de Licenciatura en Geografia de la Universidad del Estado de Bahia (UNEB– Campus V – Santo Antonio de Jesus/BA) y estudiantes de la enseñanza media del Colegio Estadual Polivalente de Castro Alves, localizado en el municipio del mismo nombre. Reunimos reflexiones sobre nuestras experiencias analizando producciones innovadoras como resultado de las actividades elaboradas por los sujeitos involucrados em las prácticas vividas cotidianamente em el ambiente escolar em contraposición con los pensamientos e ideas creados cotidianamente em el mundo académico de los/las autores, centrándonos en el mundo de las imágenes y en el potencial de construcción del conocimiento dentro del mundo de la educación. Además, procuramos resaltar la importancia de la construcción colectiva e interdisciplinar del conocimiento orientada por la concepción curricular presente en las propuestas de las prácticas indicadas por los/las professores/as de Geografía.
Palabras clave
Geografía, Educación, Ciudad, Imagen, Fotografía.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.brDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).