PROBLEMAS DEL MUNDO Y EDUCACIÓN ESCOLAR: un desafío para la enseñanza de la geografía y las ciencias sociales
Resumo
La situación de nuestro mundo, con los graves problemas que le afectan, exige que los ciudadanos tengan una formación que les prepare para afrontarlos. Pero la actual educación escolar no prepara a los alumnos para ser ciudadanos de nuestra sociedad, sino que responde a modelos tradicionales que se mantienen vigentes desde hace mucho tiempo. La Geografía tiene unas potencialidades educativas que podrían contribuir a dar respuestas a este desafío que tiene hoy la educación. En ese sentido, una alternativa deseable, respaldada por la innovación y por la investigación educativa, es la organización del currículum en torno al tratamiento de problemas sociales relevantes, fomentando la participación ciudadana y el compromiso social. Los profesores, inmersos en una cultura profesional tradicional, suelen tener dificultades para asumir estos nuevos planteamientos educativos, pero es necesario un nuevo enfoque de la profesión docente, teniendo como meta la educación de los ciudadanos del siglo XXI.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).