PODER, CULTURA E TERRITÓRIO: a educação de jovens, adultos e idosos como luta e resistência em Presidente Prudente – SP
Resumo
Este ensaio tem como finalidade expor entendimentos oriundos da pesquisa que desenvolvemos atualmente, com relação às dificuldades inseridas na meta por uma educação formal de qualidade às pessoas jovens, adultas e idosas. Além disso, apresentamos reflexões sobre o ambiente institucional escolar como território restrito que exclui e impede o acesso das pessoas jovens, adultas e idosas à educação formal. Nesse aspecto, é necessário recorrer à cultura popular como aporte que contribui no sentimento de coletividade para fortalecimentos de reivindicações, a fim de que possam prosperar ações de agentes preocupados com uma educação com maior justiça social e patamares mais efetivos de democracia.
Palavras-chave
Poder, Educação de Pessoas Jovens e Adultas, Cultura Popular, Território, Luta
PODER, LA CULTURA Y EL TERRITORIO: la educación de jóvenes, adultos y ancianos como resistencia en Presidente Prudente - SP
Resumen
Este trabajo expone nuestros entendimientos de la investigación que hemos desarollado em la actualidad, con respecto a las dificultades impuestas a la meta de uma educación de calidad forma de los jóvenes, adultos y ancianos. Además, presentamos reflexiones sobre el entorno institucional como la escuela que excluye se constituindo em um território restricto que impide el acceso de la populación a la educación formal. En este sentido, es necesario recurrir a la cultura popular como um apoyo que contribuye a la sensación de la comunidad para fortalecer las reivindicaciones y para que posa prosperar aciones de los agentes preocupados com una educación com mayor justicia social y democracia.
Palavras clave
Poder, Educación de Jóvenes, Adultos y Ancianos, Cultura Popular, Territorio, Lucha
POWER, CULTURE AND TERRITORY: the education of youth, adults and elderly as resistance in Presidente Prudente – SP
Abstract
This paper aims to expose our understandings from the research we have developed currently, with respect to the difficulties placed on the goal of a quality formal education to Young people, adults and elderly. In addition, we present our reflections on the institucional environment as a school that excludes territory as restricted and prevents acess of young people, adults and elderly to formal education. In this respect, we consider it necessary to resort to popular culture as a support which contributes to the sense of community fortifying claims, so that agentes thrive actions concerned with education with a greater social justice and more effective levels of democracy.
Keywords
Power; Young, Adults and Elderly People Education; Popular Culture, Territory, Fight
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
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