A PROBLEMÁTICA DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR
Resumo
Objetiva-se fazer uma discussão teórica sobre a questão da atuação do professor na construção da Geografia escolar. Qual posição o professor tem ocupado na construção desse conhecimento? As condições sociais da profissão docente bem como as formulações teóricas sobre o conhecimento escolar contribuem para definir a posição do professor nessa tarefa? A fragilidade epistemológica do docente na concepção e realização desse conhecimento é o ponto de partida. No desenvolvimento da argumentação ressaltam-se as causas dessa problemática. A primeira causa são as condições sociais da profissão, do trabalho e da formação docente. As teorias que visam à separação entre pensamento e ação na elaboração do conhecimento escolar são apontadas como segunda causa. Conclui-se com a defesa da adoção de propostas críticas do conhecimento escolar que contribuam para a autoria docente: o projeto IRES (Investigación y Renovación Escolar) e a proposta teórico-crítica para o ensino de Geografia, que concebem o professor como sujeito e autor do conhecimento que ensina. As reflexões apresentadas no artigo integram a problemática investigada em tese de doutorado sobre o assunto.
Objetiva-se fazer uma discussão teórica sobre a questão da atuação do professor na construção da Geografia escolar. Qual posição o professor tem ocupado na construção desse conhecimento? As condições sociais da profissão docente bem como as formulações teóricas sobre o conhecimento escolar contribuem para definir a posição do professor nessa tarefa? A fragilidade epistemológica do docente na concepção e realização desse conhecimento é o ponto de partida. No desenvolvimento da argumentação ressaltam-se as causas dessa problemática. A primeira causa são as condições sociais da profissão, do trabalho e da formação docente. As teorias que visam à separação entre pensamento e ação na elaboração do conhecimento escolar são apontadas como segunda causa. Conclui-se com a defesa da adoção de propostas críticas do conhecimento escolar que contribuam para a autoria docente: o projeto IRES (Investigación y Renovación Escolar) e a proposta teórico-crítica para o ensino de Geografia, que concebem o professor como sujeito e autor do conhecimento que ensina. As reflexões apresentadas no artigo integram a problemática investigada em tese de doutorado sobre o assunto.
PALAVRAS-CHAVE
Profissão docente, Conhecimento escolar, Geografia escolar, Autoria docente.
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