INTERAÇÕES ENTRE TEATRO E GEOGRAFIA NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

Autores

  • Ivaneide Silva dos Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Laiane Oliveira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.762

Resumo

O artigo discute a contribuição do teatro para a prática da educação geográfica em diversos contextos sociais, por considerar que a linguagem teatral interage com a Geografia, sendo importante para a leitura e compreensão da realidade em suas múltiplas dimensões, auxiliando-nos a percebermos nosso papel na construção e transformação do mundo. O texto resulta de uma pesquisa de graduação realizada no curso de licenciatura em Geografia da Universidade [omitido para avaliação], que objetivou analisar as contribuições do teatro para a apreensão de temas emergentes da Geografia, tendo como lócus de investigação o grupo de teatro xxxxxxxx, de uma cidade do interior [omitido]. A metodologia da pesquisa foi qualitativa de caráter exploratório. Também foi feita pesquisa bibliográfica, observação in loco, entrevistas, grupos focais compostos por homens, mulheres e jovens, bem com análise documental, por meio de fotografias do referido grupo de teatro. Os resultados da pesquisa nos revelam que o teatro, ao discutir temas geográficos por meio de sua ludicidade nos espetáculos, contribui para a leitura geográfica da realidade e proporciona a prática da educação geográfica com o desenvolvimento do pensamento e raciocínio espacial, assim como a formação cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Silva dos Santos, I., & Oliveira dos Santos, L. (2020). INTERAÇÕES ENTRE TEATRO E GEOGRAFIA NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(20), 475–497. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.762