INTERAÇÕES ENTRE TEATRO E GEOGRAFIA NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.762Resumo
O artigo discute a contribuição do teatro para a prática da educação geográfica em diversos contextos sociais, por considerar que a linguagem teatral interage com a Geografia, sendo importante para a leitura e compreensão da realidade em suas múltiplas dimensões, auxiliando-nos a percebermos nosso papel na construção e transformação do mundo. O texto resulta de uma pesquisa de graduação realizada no curso de licenciatura em Geografia da Universidade [omitido para avaliação], que objetivou analisar as contribuições do teatro para a apreensão de temas emergentes da Geografia, tendo como lócus de investigação o grupo de teatro xxxxxxxx, de uma cidade do interior [omitido]. A metodologia da pesquisa foi qualitativa de caráter exploratório. Também foi feita pesquisa bibliográfica, observação in loco, entrevistas, grupos focais compostos por homens, mulheres e jovens, bem com análise documental, por meio de fotografias do referido grupo de teatro. Os resultados da pesquisa nos revelam que o teatro, ao discutir temas geográficos por meio de sua ludicidade nos espetáculos, contribui para a leitura geográfica da realidade e proporciona a prática da educação geográfica com o desenvolvimento do pensamento e raciocínio espacial, assim como a formação cidadã.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).