GEOGRAFIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA:
análises e experiências a partir da produção de materiais didáticos
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.806Resumo
A Geografia é uma ciência indispensável para compreender o mundo e sua totalidade, uma vez que possibilita aos alunos entenderem múltiplas escalas de análise. Nesse sentido, é indispensável pensarmos sobre o seu processo de ensino e aprendizagem, sobretudo na contemporaneidade na qual as metodologias de ensino precisam se articular ao uso de novas tecnologias, as frequentes redefinições dos currículos do Ensino Básico, as diversidades nacionais, dentre outros fatores. Nessa perspectiva, este trabalho tem por objetivo contribuir para a divulgação de experiências de ensino, com foco para a Geografia, por meio do desenvolvimento, análises e resultados oriundos de elementos teóricos e de um Projeto de Ensino que buscou promover contribuições ao exercício da prática pedagógica e a formação docente. Assim, primeiramente abordamos o Projeto de Ensino que serve de base para o desenvolvimento deste trabalho, adiante apresentamos uma breve discussão sobre a prática didático-pedagógica articulada a formação docente, enfatizando alguns resultados, por fim apresentamos algumas considerações finais. Concluímos que a formação docente demanda vários fatores, dentre os quais, a compreensão de que é fundamental realizar, ainda que não seja fácil, a transposição do conhecimento obtido na Geografia Acadêmica para a Geografia Escolar por meio da articulação entre a análise teórica dos conceitos e categorias da Geografia, associada ao levantamento bibliográfico dos livros didáticos e a produção de material didático-pedagógico como forma de promover a prática cotidiana do fazer geográfico.
PALAVRAS-CHAVE
Geografia, Prática pedagógica, Material didático-pedagógico, Educação básica.
GEOGRAPHY AND PEDAGOGICAL PRACTICE: analyzes and experiences from the production of teaching materials
ABSTRACT
Geography is an indispensable science to understand the world and its totality since it allows students to understand multiple scales of analysis. In this scenario, it is essential to think about your teaching and learning process, especially in the contemporary period in which teaching methodologies need to be linked to the use of new technologies, the frequent redefinitions of Brazilian Basic Education guidelines, national diversities, among other factors. In this perspective, this article aims to contribute to the dissemination of teaching experiences, focusing on Geography, through the development, analysis, and results from theoretical elements and a Teaching Project that sought to promote contributions to the exercise of pedagogical practice and teacher training. Thus, we first approach the Teaching Project that served as the basis for the development of this work, then we present a brief discussion on the didactic-pedagogical practice articulated with teacher training, emphasizing some results, and finally, we present some final considerations. We conclude that teacher training demands several factors, among which, the understanding that it is essential to carry out, even if it is not easy, the transposition of the knowledge obtained in University Geography to Basic School Geography through the articulation between the theoretical analysis of concepts and Geography categories, associated with the bibliographic survey of textbooks and the production of didactic-pedagogical content as a way to promote the daily practice of geography teaching.
KEYWORDS
Geography, Pedagogical practice, Didactic-pedagogical content, Basic education.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).