A POTENCIALIDADE DA LINGUAGEM MUSICAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL NA CANÇÃO ‘FOTOGRAFIA 3x4’ DE BELCHIOR
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.869Resumo
Neste artigo, apresentamos uma proposta de aula de Geografia colocando em evidência uma prática de ensino que considere a música como rico aporte metodológico e didático. Exemplificando essa força da música capaz de conduzir toda uma proposta – não apenas como um apêndice, abordamos o conteúdo ‘Fluxos Migratórios no Território Brasileiro’, a partir da canção ‘Fotografia 3x4’ de Belchior (1946-2017). Para a construção da proposta, realizamos um levantamento bibliográfico de trabalhos acadêmicos publicados em anais e revistas, cuja temática abordasse o emprego deste tipo de linguagem (musical) na área da Geografia Escolar. A partir das leituras, constatamos a existência de uma carência em referências que, de fato, conseguissem explorar concretamente a potencialidade desta linguagem no âmbito da ciência geográfica e de seu ensino. Acreditamos que a música é capaz de contribuir sensivelmente no processo de renovação da prática docente em Geografia. Ainda, para além disso, apostamos em sua capacidade de promover uma dinamização do processo de ensino e aprendizagem, independente do componente curricular que a traga para o centro de seus debates.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).