A POTENCIALIDADE DA LINGUAGEM MUSICAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA

FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL NA CANÇÃO ‘FOTOGRAFIA 3x4’ DE BELCHIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.869

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma proposta de aula de Geografia colocando em evidência uma prática de ensino que considere a música como rico aporte metodológico e didático. Exemplificando essa força da música capaz de conduzir toda uma proposta – não apenas como um apêndice, abordamos o conteúdo ‘Fluxos Migratórios no Território Brasileiro’, a partir da canção ‘Fotografia 3x4’ de Belchior (1946-2017). Para a construção da proposta, realizamos um levantamento bibliográfico de trabalhos acadêmicos publicados em anais e revistas, cuja temática abordasse o emprego deste tipo de linguagem (musical) na área da Geografia Escolar. A partir das leituras, constatamos a existência de uma carência em referências que, de fato, conseguissem explorar concretamente a potencialidade desta linguagem no âmbito da ciência geográfica e de seu ensino. Acreditamos que a música é capaz de contribuir sensivelmente no processo de renovação da prática docente em Geografia. Ainda, para além disso, apostamos em sua capacidade de promover uma dinamização do processo de ensino e aprendizagem, independente do componente curricular que a traga para o centro de seus debates.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Pinheiro de Paula, L., Fernandes Silva, A. E., & Nunes Nascimento, C. C. (2020). A POTENCIALIDADE DA LINGUAGEM MUSICAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL NA CANÇÃO ‘FOTOGRAFIA 3x4’ DE BELCHIOR. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(20), 284–301. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.869