CONCURSO DE DESENHOS:

estratégia de fortalecimento da Cartografia escolar no ensino de Geografia

Autores

  • André Luiz Conceição Universidade Federal de São Carlos - USFCar

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.901

Resumo

Esse texto é resultado de projeto escolar desenvolvido por meio de um concurso de desenhos de cartografia para crianças e adolescentes em um sistema de ensino filantrópico com escolas nas cidades de Jundiaí e de São Paulo, tendo como um dos principais objetivos o fortalecimento da cartografia escolar. Realizado ao longo do ano letivo de 2019, o projeto foi inspirado no Concurso Cartografia para Crianças – CCC, realizado nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Cartografia – SBC, cuja edição daquele ano abordou o tema “Mapeando o Futuro”. No total, pouco mais de 1300 desenhos foram feitos pelos educandos, resultando em uma multiplicidade de visões de futuro. Cada desenho trouxe uma mensagem, seja ela de esperança para um futuro melhor ou de certa preocupação com o futuro do planeta e da humanidade. Outro importante resultado dessa prática de ensino foi a publicação de um livro que reuniu os cem melhores desenhos, intercalados com pequenos relatos de alunos, docentes e orientadoras pedagógicas que participaram de todo o processo. Conclui-se que todo o projeto contribuiu para a formação de cidadãos mais capacitados para a leitura e a interpretação de representações cartográficas, o que auxilia na localização e no deslocamento espacial. Complementa-se a isso, o desenho como uma das principais estratégias para a alfabetização cartográfica de crianças e adolescentes.

PALAVRAS-CHAVE

Cartografia, Desenho, Ensino de Geografia.

 

DRAWING CONTEST:
strategy to strengthen school cartography in geography teaching

ABSTRACT

This text is the result of a school project developed through a contest of cartography drawings for children and teenagers in a philanthropic education system with schools in Jundiaí and São Paulo, one of the main goals of this project is to strengthen school cartography. Offered throughout the 2019 academic year, the project was inspired by the Cartography for Children Contest - CCC, offered nationally by the Brazilian Cartography Society - SBC, whose edition of that year addressed the theme “Mapping the Future”. In total just over 1,300 drawings were done and handed by students, the result was the multiplicity of visions about the future. Being simpler or more elaborate, each drawing brought a message about hope for a better future or about showing a certain concern related to the future of the planet and humanity. Another important result of this teaching practice was the publication of a book that brought together the 100 best drawings, interspersed with short reports from students, teachers and pedagogical advisors who participated in the entire process. Therefore the whole project contributes to the formation of citizens more capable of reading and interpreting cartographic representations, which helps in the location and spatial locomotion. In addition, the drawing can be one of the main strategies for cartographic literacy of children and teenagers.

KEYWORDS

Cartography, Drawing, Geography teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Conceição, A. L. (2020). CONCURSO DE DESENHOS: : estratégia de fortalecimento da Cartografia escolar no ensino de Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(20), 635–644. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.901