CONCURSO DE DESENHOS:
estratégia de fortalecimento da Cartografia escolar no ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.901Resumo
Esse texto é resultado de projeto escolar desenvolvido por meio de um concurso de desenhos de cartografia para crianças e adolescentes em um sistema de ensino filantrópico com escolas nas cidades de Jundiaí e de São Paulo, tendo como um dos principais objetivos o fortalecimento da cartografia escolar. Realizado ao longo do ano letivo de 2019, o projeto foi inspirado no Concurso Cartografia para Crianças – CCC, realizado nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Cartografia – SBC, cuja edição daquele ano abordou o tema “Mapeando o Futuro”. No total, pouco mais de 1300 desenhos foram feitos pelos educandos, resultando em uma multiplicidade de visões de futuro. Cada desenho trouxe uma mensagem, seja ela de esperança para um futuro melhor ou de certa preocupação com o futuro do planeta e da humanidade. Outro importante resultado dessa prática de ensino foi a publicação de um livro que reuniu os cem melhores desenhos, intercalados com pequenos relatos de alunos, docentes e orientadoras pedagógicas que participaram de todo o processo. Conclui-se que todo o projeto contribuiu para a formação de cidadãos mais capacitados para a leitura e a interpretação de representações cartográficas, o que auxilia na localização e no deslocamento espacial. Complementa-se a isso, o desenho como uma das principais estratégias para a alfabetização cartográfica de crianças e adolescentes.
PALAVRAS-CHAVE
Cartografia, Desenho, Ensino de Geografia.
DRAWING CONTEST:
strategy to strengthen school cartography in geography teaching
ABSTRACT
This text is the result of a school project developed through a contest of cartography drawings for children and teenagers in a philanthropic education system with schools in Jundiaí and São Paulo, one of the main goals of this project is to strengthen school cartography. Offered throughout the 2019 academic year, the project was inspired by the Cartography for Children Contest - CCC, offered nationally by the Brazilian Cartography Society - SBC, whose edition of that year addressed the theme “Mapping the Future”. In total just over 1,300 drawings were done and handed by students, the result was the multiplicity of visions about the future. Being simpler or more elaborate, each drawing brought a message about hope for a better future or about showing a certain concern related to the future of the planet and humanity. Another important result of this teaching practice was the publication of a book that brought together the 100 best drawings, interspersed with short reports from students, teachers and pedagogical advisors who participated in the entire process. Therefore the whole project contributes to the formation of citizens more capable of reading and interpreting cartographic representations, which helps in the location and spatial locomotion. In addition, the drawing can be one of the main strategies for cartographic literacy of children and teenagers.
KEYWORDS
Cartography, Drawing, Geography teaching.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).