As PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAIFA E A CATEGORIA ESPACIAL DE PAISAGEM: APONTAMENTOS A PARTIR DE UM ESTADO DA ARTE
apontamentos a partir de um Estado da Arte
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.989Resumo
Neste texto é apresentado o Estado da Arte das pesquisas em ensino de Geografia que abordaram a categoria espacial de paisagem, a partir da análise dos artigos publicados em periódicos nacionais, considerando toda a série histórica disponível de forma on-line até o ano de 2016. O objetivo é investigar, a partir das publicações de artigos em periódicos nacionais on-line possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de Geografia que versaram a respeito da paisagem. Foram localizados 1.458 artigos acerca do ensino de Geografia, sendo 35 destes referentes à paisagem, em 187 periódicos avaliados na área de Geografia, considerando-se o Qualis Periódicos quadriênio 2013-2016. Os resultados estão discutidos em dois momentos, o primeiro como um perfil quantitativo e o segundo a partir do tratamento qualitativo, por meio do método de Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). Por fim, por ser considerada uma atividade árdua e complexa, o Estado da Arte desenvolve uma ação bastante criteriosa e reflexiva.
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