As PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAIFA E A CATEGORIA ESPACIAL DE PAISAGEM: APONTAMENTOS A PARTIR DE UM ESTADO DA ARTE

apontamentos a partir de um Estado da Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.989

Resumo

Neste texto é apresentado o Estado da Arte das pesquisas em ensino de Geografia que abordaram a categoria espacial de paisagem, a partir da análise dos artigos publicados em periódicos nacionais, considerando toda a série histórica disponível de forma on-line até o ano de 2016. O objetivo é investigar, a partir das publicações de artigos em periódicos nacionais on-line possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de Geografia que versaram a respeito da paisagem. Foram localizados 1.458 artigos acerca do ensino de Geografia, sendo 35 destes referentes à paisagem, em 187 periódicos avaliados na área de Geografia, considerando-se o Qualis Periódicos quadriênio 2013-2016. Os resultados estão discutidos em dois momentos, o primeiro como um perfil quantitativo e o segundo a partir do tratamento qualitativo, por meio do método de Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). Por fim, por ser considerada uma atividade árdua e complexa, o Estado da Arte desenvolve uma ação bastante criteriosa e reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Professor Adjunto do Departamento de Geociências, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2015). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012). Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2008), Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2010), Especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras pelo Instituto Dimensão (2010), Especialista em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Pedagógica - Uniandrade (2012). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia e em Multiculturalismo (Gepegeom) - CNPQ, Atuando principalmente nos seguintes temas: métodos e práticas em ensino de geografia; inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais; formação inicial de professores de geografia; educação inclusiva; processos de ensino e de aprendizagem.

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Fonseca, R. L. (2021). As PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAIFA E A CATEGORIA ESPACIAL DE PAISAGEM: APONTAMENTOS A PARTIR DE UM ESTADO DA ARTE: apontamentos a partir de um Estado da Arte. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 11(21), 05–30. https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.989