METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA:
uma experiência educacional no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.995Resumo
A sociedade tem passado por constantes transformações sociais, econômicas e tecnológicas que pressupõem mudanças no modo como o conhecimento é adquirido e construído no processo educacional. Diante disso, este estudo teve por objetivo investigar como seria a participação e a aprendizagem em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual, a partir do planejamento e da realização de atividades fundamentadas na Aprendizagem baseada na Investigação, de José Moran. A partir da abordagem qualitativa, procedeu-se à elaboração e à aplicação de um projeto no qual a turma foi dividida em grupos e, a esses grupos, foram propostos desafios e questões problematizadoras relacionadas ao processo de industrialização na sociedade global. As equipes envolvidas trabalharam a temática dentro de uma visão investigativa e realizaram as atividades com engajamento e criatividade. Assim, puderam apreender melhor os conteúdos em estudo, a partir de suas perspectivas. Tendo em vista a aplicação de estratégias que tornaram os alunos mais ativos no processo ensino- aprendizagem, consideramos que esta abordagem pode favorecer a aquisição de conhecimentos, atitudes e valores, sendo que, além de conteúdos propostos, foi possível melhorar os processos de socialização, responsabilidade e de trabalho em equipe.
PALAVRAS-CHAVE
Planejamento educacional, Trabalho em grupo, Metodologias ativas.
METODOLOGÍAS ACTIVAS EN LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍA: una experiencia educativa en la escuela secundaria
RESUMEN
La sociedad ha pasado por constantes transformaciones sociales, económicas y tecnológicas que presuponen cambios en la manera como se adquiere y construye el conocimiento en el proceso educativo. Ante esto, este estudio tuvo por objetivo investigar cómo sería la participación y el aprendizaje en una clase de segundo año de la Enseñanza Secundaria de una escuela estatal, a partir de la planificación y realización de actividades fundamentadas en el Aprendizaje basado en la Investigación, de José Moran. A partir del enfoque cualitativo, se procedió a la elaboración y aplicación de un proyecto en el que se dividió la clase en grupos y, a dichos grupos, se propusieron retos y cuestiones problematizadoras relacionadas con el proceso de industrialización en la sociedad global. Los equipos participantes trabajaron el tema dentro de una visión investigativa y realizaron las actividades con participación y creatividad. De esa manera, pudieron aprehender mejor los contenidos en estudio, desde sus perspectivas. Teniendo en cuenta la aplicación de estrategias que hicieron a los estudiantes más activos en el proceso enseñanza-aprendizaje, consideramos que este enfoque puede favorecer la adquisición de conocimientos, actitudes y valores, puesto que, además de los contenidos propuestos, fue posible mejorar los procesos de socialización, responsabilidad y trabajo en equipo.
PALABRAS CLAVE
Planificación educativa, Trabajo en grupo, Metodologías activas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).