O ENSINO DE GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO CIDADÃ E A LUTA PELO DIREITO À CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.997Resumo
O presente trabalho aborda uma proposta didática para desenvolver o ensino de cidade na escola. Tem-se como objeto de estudo o ensino de cidade e a formação cidadã na educação básica, tendo como fundamento a relação entre os conceitos-chave: geografia, cidade, cidadania e direito para a construção do conhecimento acerca da espacialidade contemporânea. Para tanto, buscou-se responder os seguintes questionamentos: Como o ensino de Geografia contribui na formação cidadã e na luta pelo direito à cidade? De que forma o ensino de Geografia urbana e a leitura sobre a cidade podem ser trabalhados em sala de aula? Qual a contribuição do ensino de Geografia para a relação cotidiana dos alunos com o seu espaço vivido? No sentido de responder a essas questões apresentamos como possibilidade, etapas didáticas que possibilitem o aprendizado dos alunos e a formação de uma consciência crítica.
Palavras-chave
Geografia, Cidade, Cidadania.
LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍA EN LA FORMACIÓN CIUDADANA Y LA LUCHA POR EL DERECHO A LA CIUDAD
Resumen
El presente trabajo es una propuesta didáctico pedagógica desarollar en lo que se refiere a la enseñanza de ciudad. Se tiene como objeto de estudio la enseñanza de ciudad y la formación ciudadana en la Educación Básica, teniendo como fundamento la relación entre los conceptos clave de la geografía, ciudad, ciudadanía y derecho para la construcción del conocimiento acerca de la espacialidad contemporânea. Para ello Este trabajo busca responder a los siguientes cuestionamientos como: la enseñanza de geografía contribuye en la formación ciudadana y en la Lucha por el Derecho a la ciudad? De qué forma la enseñanza de geografía urbana y la lectura sobre la ciudad viene siendo trabajado en el aula? La contribución de la enseñanza de geografía a la relación cotidiana de los estudiantes como su espacio vivido? La contribución de esa investigación resulta en la propuesta metodológica para la enseñanza de la enseñanza ciudad en la Educación Básica ofreciendo alternativas didácticas que posibilita el aprendizaje de los estudiantes y la formación de una conciencia crítica a la clase a seguir y la geografía como ciencia escolar es de suma importancia para la formación de los estudiantes activos y participante en la sociedad conocida de sus derechos y deberes.
Palabras clave
Geografia, Ciudad, Ciudadanía.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).