As temáticas físico-naturais nas provas do ENADE dos cursos de licenciatura em Geografia

Autores

  • Lygia de Oliveira Ribeiro Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1008

Palavras-chave:

Avaliação externa, ENADE, Geografia Física, Questão ambiental

Resumo

A Geografia é uma ciência voltada ao estudo da produção do espaço a partir da interação entre sociedade e natureza. Em específico, a Geografia Física volta-se para o estudo das dinâmicas da natureza na paisagem em conjunto com as condições antropológicas. Contudo, as temáticas físico-naturais na Geografia são corriqueiramente abordadas de maneira estanque, sem inserir a sociedade em suas análises. Diante desse contexto, este trabalho tem por objetivo analisar a abordagem dos temas físico-naturais nas provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) aplicadas aos cursos de Licenciatura em Geografia. Para tanto, procedeu-se à pesquisa bibliográfica relacionada ao ensino dos componentes físico-naturais na Geografia Escolar; elaboração de uma ficha de avaliação para as provas do ENADE; levantamento das questões do componente específico das provas aplicadas aos cursos de Licenciatura em Geografia; e, por fim, análise da abordagem das questões relacionadas aos temas físico-naturais da Geografia nas provas em questão. Em síntese, verificou-se que a maior parte das questões analisadas do ENADE apresentam abordagem contemporânea da Geografia Física, pois, além das dinâmicas naturais, destacam a ação antrópica como modificadora dos elementos naturais e geradora de impactos socioambientais.

Palavras-chave
Avaliação externa, ENADE, Geografia Física, Questão ambiental

 

The physical-natural themes in the ENADE exams Geography degree courses

Abstract

Geography is a science targeted to the study of production of space from the interaction between the society and the nature. In a specific way, the Physical Geography focuses on the study of nature’s dynamics in the landscape with the anthropological condictions. However, the physical-natural themes in Geography are usually approached in a watertight manner, not including the society in its analyses. Within this context, this work aims to analyse the physical-natural themes approaching in the tests of the Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) directed to Geography degree courses. For this purpose, a bibliographic research related to the teaching of physical-natural componentes in School Geography have been done; elaboration of evaluation file for the tests of ENADE; survey of the questions about the specific component applied to Geography degree courses and finally, the approaching analyse about the questions related to the physical-natural themes of Geography in the mentioned tests. In summary, it was found that the majority of the analised questions of ENADE present contemporary approach of Physical Geography, because in addition to the natural dynamics, the anthropic action is highlighted as a modifier of natural elements and a generator of socio-environmental impacts.

Keywords

External evatualiton, ENADE, Physical Geography, Environmental issue

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Biografia do Autor

Lygia de Oliveira Ribeiro, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Professora na Rede Municipal de Ensino de Santo Antônio da Platina

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Publicado

07/07/2022

Como Citar

Ribeiro, L. de O. ., & Oliveira, J. G. R. de . (2022). As temáticas físico-naturais nas provas do ENADE dos cursos de licenciatura em Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 12(22), 05–28. https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1008