Educação ambiental no contexto do semiárido:

uma proposta de sequência didática para o ensino de Geografia

Autores

  • Raiany Priscila Paiva Medeiro Nonato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-7724-9320
  • Anna Paula Lima Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1104

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Educação ambiental, Semiárido, Biodiversidade, Impactos ambientais

Resumo

No presente artigo, apresenta-se uma proposta de Sequência Didática (SD) para abordagem da Educação Ambiental (EA) no contexto do semiárido, a partir do ensino de Geografia. No que se refere ao percurso metodológico, a pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. Para a construção da proposta apresentada, tomou-se por base o Livro Didático de Geografia Expedições Geográficas, de autoria de Melhem Adas e Sergio Adas, da Editora Moderna (2018), juntamente com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo como público-alvo turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. A SD desenvolvida enfatiza o processo de contextualização, problematização e sistematização dos conhecimentos, que visam motivar olhares sobre um semiárido diverso, rico em biodiversidade, em potencialidades econômicas, paisagísticas, sociais e culturais, mas que também precisa ser repensado sob a óptica dos impactos ambientais, decorrentes da intensificação das atividades antrópicas na região. Espera-se, com esta proposição, ampliar as possibilidades de construção de conhecimentos sobre o semiárido, a partir de uma EA contextualizada, em uma perspectiva crítica e emancipatória que permita ao sujeito inserido nesse contexto construir compreensões e reflexões sobre as questões ambientais do seu entorno. 

Palavras-chave

Ensino de Geografia, Educação ambiental, Semiárido, Biodiversidade, Impactos ambientais.

 

The environmental education in the semi arid context: a proposal of didactic sequence for Geography teaching

Abstract

In this article, a proposal a of a Didact Teaching for teaching is presented to approach environmental education in Brazilian semiarid context from the teaching of Geography. With regard to the methodologic part, this research is characterized as a qualitative and with a bibliographic approach. For the construction of the presented proposal, the textbook Geography textbook entitled Expedições Geográficas, by Melhem Adas and Sergio Adas from Modern Publisher (2018) and the Brazialian Common National Curriculum Base were taken as a base with Seventh grade classes of an elementary school as a target audience. The Didact Teaching emphasizes the process of contextualization, problematization and systematization of knowledge that aim to motivate views about a diverse semiarid region that is rich in biodiversity, with economic potentials, landscape, socials and cultural, but it also needs to be rethought from the perspective of environmental impacts resulting from the intensification of anthropogenic activities in the region. It is expected with this proposition to expand the possibilities of knowledge construction about the semiarid, from the contextualized Environmental Education in a critical and emancipatory perspective that allows the subject who is inserted in this context to understand and do reflections on social and environmental issues in surroundings.

Keywords

Teaching Geography, Environmental education, Semiarid, Biodiversity, Environmental impacts.

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Biografia do Autor

Raiany Priscila Paiva Medeiro Nonato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geografia/Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Pau dos Ferros (2018) e Mestrado em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2020), Campus Avançado de Pau dos Ferros. Pós-Graduanda pelo Curso de Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido EaD, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Avançado Natal - Zona Leste, Polo Mossoró (2020). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional - NUGAR/UERN. Tem interesse pelas áreas ligadas ao Ensino de Geografia, Educação e Meio Ambiente. Atualmente é Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte.

Anna Paula Lima Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2003), doutorado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), especialização em licenciamento ambiental em petróleo e gás on shore pelo PROMIMP (2013). Pós-Doc na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (2019-2020). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Ensino de geociências, Geodiversidade, Geoeducação e conservação do patrimônio geológico, Gestão Ambiental e Pesquisa e Prospecção Mineral.

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Publicado

10/11/2022

Como Citar

Nonato, R. P. P. M., & Costa, A. P. L. (2022). Educação ambiental no contexto do semiárido:: uma proposta de sequência didática para o ensino de Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 12(22), 05–23. https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1104

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