Mapas mentais e StoryMaps:

aprendizagens de Geografias vividas

Autores

  • Hortência de Jesus Rodrigues Alves Universidade Federal Fluminense
  • Antonio Bernardes Universidade Federal Fluminense
  • Regina Célia Frigério Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1113

Palavras-chave:

Experiências, Narrativa, Geografia Humanista

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir com novas práticas no ensino de Geografia. Exploramos, por meio de mapas mentais e StoryMaps os modos como alunos interpretam e representam lugares. Como suporte teórico-metodológico, recorremos à pesquisa com o cotidiano e à Geografia Humanista de base fenomenológica. A partir dessa união, concluímos que, quando as experiências de lugar são narradas pelos alunos elas contestam os conceitos científicos estáticos e pré-estabelecidos. Isto, pois, as narrativas dos alunos demonstram sentidos particulares, possibilitados pela experiência vivida cotidianamente.

Palavras-chave

Experiências, Narrativa, Geografia Humanista.

 

Mental Maps and StoryMaps: learning from Geographies lived

Abstract

This article aims to contribute to new practices in the teaching of Geography. We explore, through mind maps and StoryMaps, the ways in which students interpret and represent places. As theoretical-methodological support, we resorted to research with everyday life and phenomenologically-based Humanist Geography. From this union, we conclude that, when the experiences of place are narrated by the students, they contest the static and pre-established scientific concepts. This, because the students' narratives demonstrate particular meanings, made possible by the experience lived daily.

Keywords

Experiences, Narrative, Humanist Geography.

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Biografia do Autor

Antonio Bernardes, Universidade Federal Fluminense

Docente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Unicamp; Docente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSCar; Docente do Departamento de Geografia e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Angra dos Reis-RJ. Líder do Grupo de pesquisa “Geografia e contemporaneidade”. Pesquisador FAPERJ pelo “Programa jovem cientista do nosso Estado”, processo n°. E-26/201.311/2021 (260037). Com experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Epistemologia, Metodologia e Ontologia em Geografia. Há interesse nas áreas de Geografia Humanista, Geografia Cultural e em relações sociais virtuais. Orcid:0000-0002-4996-7031

Regina Célia Frigério, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. Docente na Graduação e na Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Departamento de Geografia, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil. Pesquisadora do grupo de pesquisa do CNPq – Geografias Colaborativas (GeoCoLAB). Orcid: 0000-0003-2588-9582. E-mail: reginafrigerio@id.uff.br.

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Publicado

27/09/2022

Como Citar

Alves, H. de J. R., Bernardes, A., & Frigério, R. C. (2022). Mapas mentais e StoryMaps:: aprendizagens de Geografias vividas. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 12(22), 05–26. https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1113