ENSINO DE GEOGRAFIA:

percepção dos educando sobre a categoria de análise paisagem

Autores

  • Fernanda Pereira Martins Instituto Federal do Amapá
  • Raquel Balli Cury Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1160

Resumo

Este artigo é produto de um conjunto de reflexões realizadas em turmas de 8º e 9º ano do ensino fundamental em uma escola da rede particular de ensino em Ituiutaba/MG. Ao compreender que o uso adequado de conceitos é condição sine qua non para a leitura da realidade e transformação da mesma, procurou-se analisar e identificar como os educandos percebem um conceito no ensino de Geografia: o de Paisagem. Para tanto, foi executado um questionário e, posteriormente, uma roda de conversa para discutir o conceito paisagem e compreender a percepção dos discentes sobre essa categoria. Observou-se que nas atividades diagnósticas os alunos descreveram a paisagem representada pela imagem escolhida, identificando os elementos visíveis enfatizando aquilo que lhes parecia ser natural, excluindo o antropizado. Pode-se inferir com o estudo que é preciso uma prática docente alicerçada em metodologias que oportunizem a apreensão dos conceitos geográficos de forma efetiva, levando os alunos a questionar, problematizar e intervir na realidade vivida, oportunizando a construção dos conceitos, das categorias geográficas de análise de forma significativa, ampliando a percepção do aluno acerca do contexto em que está inserido. 

Palavras-chave

Educação, Geografia, Categoria, Paisagem.

 

GEOGRAPHY EDUCATION: student’s perception of the landscape analysis category

Abstract

This article is the product of a set of reflections made in 8th and 9th grade classes of elementary school in the private school system in Ituiutaba/MG. Understanding that the proper use of concepts is a sine qua non condition for reading and transforming the reality, we tried to analyze and identify how students perceive a specific concept, that of landscape. To this, a questionnaire was carried out and, subsequently, a conversation circle to discuss the landscape concept and understand their perception of this category. It was observed that in the diagnostic activities, students described a landscape represented by the chosen image, identifying the elements emphasizing what seemed to be natural, excluding the anthropized. It can be inferred from the study that a teaching practice based on methodologies that provide opportunities for the apprehension of geographical concepts in an effective way is necessary, leading students to question, problematize and intervene in the lived reality, providing opportunities for the construction of concepts, of the geographical categories of analysis significantly, expanding the student's perception of the context in which they are inserted.

Keywords

Education, Geography, Landscape, Category.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02/02/2022

Como Citar

Martins, F. P. ., & Cury, R. B. (2022). ENSINO DE GEOGRAFIA:: percepção dos educando sobre a categoria de análise paisagem. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 11(21), 05–22. https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1160