ENSINO DE GEOGRAFIA:
percepção dos educando sobre a categoria de análise paisagem
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1160Resumen
Este artigo é produto de um conjunto de reflexões realizadas em turmas de 8º e 9º ano do ensino fundamental em uma escola da rede particular de ensino em Ituiutaba/MG. Ao compreender que o uso adequado de conceitos é condição sine qua non para a leitura da realidade e transformação da mesma, procurou-se analisar e identificar como os educandos percebem um conceito no ensino de Geografia: o de Paisagem. Para tanto, foi executado um questionário e, posteriormente, uma roda de conversa para discutir o conceito paisagem e compreender a percepção dos discentes sobre essa categoria. Observou-se que nas atividades diagnósticas os alunos descreveram a paisagem representada pela imagem escolhida, identificando os elementos visíveis enfatizando aquilo que lhes parecia ser natural, excluindo o antropizado. Pode-se inferir com o estudo que é preciso uma prática docente alicerçada em metodologias que oportunizem a apreensão dos conceitos geográficos de forma efetiva, levando os alunos a questionar, problematizar e intervir na realidade vivida, oportunizando a construção dos conceitos, das categorias geográficas de análise de forma significativa, ampliando a percepção do aluno acerca do contexto em que está inserido.
Palavras-chave
Educação, Geografia, Categoria, Paisagem.
GEOGRAPHY EDUCATION: student’s perception of the landscape analysis category
Abstract
This article is the product of a set of reflections made in 8th and 9th grade classes of elementary school in the private school system in Ituiutaba/MG. Understanding that the proper use of concepts is a sine qua non condition for reading and transforming the reality, we tried to analyze and identify how students perceive a specific concept, that of landscape. To this, a questionnaire was carried out and, subsequently, a conversation circle to discuss the landscape concept and understand their perception of this category. It was observed that in the diagnostic activities, students described a landscape represented by the chosen image, identifying the elements emphasizing what seemed to be natural, excluding the anthropized. It can be inferred from the study that a teaching practice based on methodologies that provide opportunities for the apprehension of geographical concepts in an effective way is necessary, leading students to question, problematize and intervene in the lived reality, providing opportunities for the construction of concepts, of the geographical categories of analysis significantly, expanding the student's perception of the context in which they are inserted.
Keywords
Education, Geography, Landscape, Category.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).