Unidade territorial de aprendizagem
o território simbólico de estudantes no espaço geográfico mobilizado pela escola
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1191Palavras-chave:
Território, Escola, Aprendizagem, Geografia Escolar, Unidade Territorial de AprendizagemResumo
O território é um conceito importante para a Geografia, pois além da abstração teórica, possui materialidade a partir das disputas pelo poder entre os diferentes sujeitos no espaço. Nesse contexto, também estão inseridos a escola e sua comunidade. Fato que possibilita identificar a potencialidade desse conceito para a educação geográfica. Assim nasce a proposta de Unidade Territorial de Aprendizagem enquanto território de empoderamento na Geografia Escolar, uma vez que permite ao estudante compreender-se como sujeito no mundo com potencial de transformação. O texto foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica com a seleção qualitativa de referências que versam a respeito do Espaço Geográfico, Território, Geografias das Infâncias e Juventudes e Cartografia Colaborativa. Compreende ainda que os territórios escolares já existem, embora necessitem do reconhecimento para a provocação didático-pedagógica que favoreça aos estudantes da educação básica, a geografização da espacialidade existente e percepção do sentido global de lugar. Desse modo, as relações de poder territorializam os espaços próximos das unidades escolares e estes, podem servir de referência à condução dos conhecimentos cotidianos aos conhecimentos científicos próprios da Geografia, o que possibilita enxergar o invisível no que se apresenta materialmente perceptível nos espaços banais do território usado.
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