Unidade territorial de aprendizagem

o território simbólico de estudantes no espaço geográfico mobilizado pela escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1191

Palavras-chave:

Território, Escola, Aprendizagem, Geografia Escolar, Unidade Territorial de Aprendizagem

Resumo

O território é um conceito importante para a Geografia, pois além da abstração teórica, possui materialidade a partir das disputas pelo poder entre os diferentes sujeitos no espaço. Nesse contexto, também estão inseridos a escola e sua comunidade. Fato que possibilita identificar a potencialidade desse conceito para a educação geográfica. Assim nasce a proposta de Unidade Territorial de Aprendizagem enquanto território de empoderamento na Geografia Escolar, uma vez que permite ao estudante compreender-se como sujeito no mundo com potencial de transformação. O texto foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica com a seleção qualitativa de referências que versam a respeito do Espaço Geográfico, Território, Geografias das Infâncias e Juventudes e Cartografia Colaborativa. Compreende ainda que os territórios escolares já existem, embora necessitem do reconhecimento para a provocação didático-pedagógica que favoreça aos estudantes da educação básica, a geografização da espacialidade existente e percepção do sentido global de lugar. Desse modo, as relações de poder territorializam os espaços próximos das unidades escolares e estes, podem servir de referência à condução dos conhecimentos cotidianos aos conhecimentos científicos próprios da Geografia, o que possibilita enxergar o invisível no que se apresenta materialmente perceptível nos espaços banais do território usado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Chaves de Farias, Universidade de Brasília

Doutorando e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB) na área de concentração em Gestão Territorial e Ambiental com ênfase em Geografia Escolar. Licenciado em Geografia em instituição privada como bolsista do PROUNI. Atualmente é professor de Geografia na rede privada de ensino do Distrito Federal e integra o grupo de pesquisa - Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia da Universidade de Brasília - GEAF/UnB. Tem experiência na área de Educação em Geografia.

Cristina Maria Costa Leite, Universidade de Brasília

Geógrafa, Doutora em Educação, com Mestrado em Gestão Ambiental e Especialização em Gestão do Território e Sensoriamento Remoto. Professora efetiva da Universidade de Brasília, com atuação na Graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação em Geografia, no processo de formação de professores na área de Geografia, bem como na análise das questões referentes ao ensino/aprendizagem desse campo disciplinar, nas modalidades presencial e à distância. Desenvolve projetos de pesquisa relacionados a "Identidade, Território e Paisagem" no contexto da Região Centro - Oeste e do Distrito Federal e "Educação em Geografia" em nível do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Coordena o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (LEPEGEO) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Possui significativa experiência em trabalhos referentes à Gestão ambiental de Terras Indígenas e Educação Ambiental. Técnica Especializada Nível 5 no Ministério do Meio Ambiente, na modalidade de contrato temporário, com exercício no Programa de Zoneamento Ecológico - Econômico do Território Nacional/PZEE (2003-2007), Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente/SINIMA (2007-2008) e Programa Nacional de Meio Ambiente/PNMA (2007-2010).

Referências

AITKEN, S. C. Coloring Outwith the Lines of the Map: Children’s Geographies as Contested Subfield and Practical Global Force. Establishing Geographies of Children and Young People, p. 1-33, 2019.

ARAQUE, J. G. Mapeos colaborativos: oportunidad para la geografía de acrecentar el uso de una valiosa herramienta de análisis territorial. Cuadernos de geografía, n. 104, p. 43-58, 2020.

AZAMBUJA, L. D. D. O problema-tema e a situação geográfica propostos na BNCC e o ensino-aprendizagem da Geografia. Revista Signos Geográficos, v. 2, p. 1-21, 2020.

CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (org.). Ensino de Geografia: Práticas e Textualizações no Cotidiano. Porto Alegre/RS: Ed. Mediação, 2000, p.83-134.

CASTELLAR, S. M. V. e VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: CENGAGE Learning. 2011. Acesso em: 16 jan. 2023.

CASTELLAR, S. M. V.; PEREIRA, C. M. R. B.; GUIMARÃES, R. B. For a Powerful Geography in the Brazilian National Curriculum. Geographical Reasoning and Learning. Springer, Cham, 2021. p. 15-31.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Campinas/SP: Ed. Papirus, 2ª edição, 1998.

________. A cidadania, o direito a cidade e a geografia escolar - Elementos de geografia para o estudo do espaço urbano. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 3, n. 1, p. 41-55, 1999. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.1999.123346. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123346. Acesso em: 16 jan. 2023.

________. Geografia Escolar a a Cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Editora Papirus, 2008.

________. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.

________. Pensar pela Geografia – ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

CLAUDINO, S. e SOUTO G. X. M. Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa. o caso do projeto NÓS PROPOMOS! Signos Geográficos-Boletim NEPEG de Ensino de Geografia, 2019, vol. 1, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/signos/article/view/59171. Acesso em 16. jan. 2023.

FARIAS, R. C. de. Trabalho de campo em unidade territorial de aprendizagem: possibilidade para o ensino de cidade na geografia escolar. 2019. 160 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

FARIAS, P. S. C. A Geografia Escolar crítica e a formação para a cidadania. Revista GeoSertões, [S.l.], v. 5, n. 10, p. 12-39, mar. 2021. ISSN 2525-5703. Disponível em: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/geosertoes/article/view/1649>. Acesso em: 09 jan. 2023. doi:http://dx.doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1649.

FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 18 ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra, 1996.

FREIRE, N. Palavra Aberta - O legado da obra de Paulo Freire para a educação global contra-hegemônica. Educação em Revista, v. 35, 2019.

GROSFOGUEL, R. (2008). Hacia un pluriversalimo transmoderno decolonial. Tábula Rasa, Colombia, (9): p. 199-215.

HAESBAERT, R. da C. Viver no Limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

HOFFMANN, O. Las configuraciones territoriales de movilidad, o el espacio como lenguaje político. In: HOFFMANN, O.; GAMBOA, A. M. (coord.). El territorio como recurso: movilidad y apropiación del espacio en México y Centroamérica. San José Costa Rica: UNA-FLASO-IRD, 2018. p. 23-40

LACONI, C; PEDREGAL M. B; MORAL I. L. La cartografía colaborativa para un cambio social: análisis de experiencias. In: Actas del XVIII Congreso Nacional de Tecnologías de la Información Geográfica: perspectivas multidisciplinares en la sociedad del conocimiento. Universitat de València, 2018. p. 821-830

LOPES, J. J. M. Geografia das Crianças, Geografias das Infâncias: as contribuições da Geografia para os estudos das crianças e suas infâncias. Revista Contexto & Educação, v. 23, n. 79, p. 65-82, 2008.

LOPES, J. J. M; FERNANDES, M. L. B. A criança e a cidade: contribuições da Geografia da Infância. Educação, v. 41, n. 2, p. 202-211, 2018.

MASSEY, D. Pelo Espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MANCERA, M. P. S.; PEÑA, J. J. D. Los mapas como instrumento al servicio de la investigación en Ciencias Sociales. Potencialidades y usos de la cartografía online. In: Tendencias metodológicas en la investigación académica sobre comunicación. Comunicación Social, 2018. p. 217-234

MELO, Adriana Almeida Sales de. A mundialização da educação: o projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil e na Venezuela. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. Campinas: Unicamp, 2003.

RAFFESTIN, C. Por Uma Geografia do Poder. São Paulo: Editora Ática, 1993.

RICHTER, D. A linguagem cartográfica no ensino de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, n. 13, p. 277–300, 2017. DOI: 10.46789/edugeo.v7i13.511. Disponível em: https://https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/511. Acesso em: 7 jan. 2023.

ROQUE ASCENÇÃO, V. de O. A Base Nacional Comum Curricular e a produção de práticas pedagógicas para a Geografia Escolar: desdobramentos na formação docente. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 173–197, 2020. DOI: 10.46789/edugeo.v10i19.915. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/915. Acesso em: 16 jan. 2023.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.

SASSEN, S. Expulsões: brutalidade e complexidade na economia global. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

SEEMANN, J. Subvertendo a cartografia escolar no Brasil. Geografares, [S. l.], n. 12, p. 138–174, 2012. DOI: 10.7147/GEO12.3191. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3191. Acesso em: 16 jan. 2023.

SOUZA, M. A. A. de. Território usado, rugosidades e patrimônio cultural: ensaio geográfico sobre o espaço banal. PatryTer, v. 2, n. 4, 2019. DOI: 10.26512/patryter.v2i4.26485. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/patryter/article/view/26485. Acesso em: 16 jan. 2023.

SOUZA, M. L de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. 5ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.

YOUNG, Michael. O Futuro da educação em uma sociedade de conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 16, n. 48, p. 609-623, set/dez. 2011.

Downloads

Publicado

02/04/2023

Como Citar

Farias, R. C. de, & Leite, C. M. C. (2023). Unidade territorial de aprendizagem: o território simbólico de estudantes no espaço geográfico mobilizado pela escola. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–25. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1191

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.