Territorial Unit of Learning
THE SYMBOLIC TERRITORY OF STUDENTS IN THE GEOGRAPHIC SPACE MOBILIZED BY THE SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1191Keywords:
Territory, School, Learning, School GeographyAbstract
Territory is an important concept for Geography, because in addition to theoretical abstraction, it has materiality from the power struggles between different subjects in space. In this context, the school and its community are also inserted. This fact makes it possible to identify the potential of this concept for geographic education. This is how the Territorial Learning Unit proposal was born as a territory of empowerment in School Geography, since it allows the student to understand himself as a subject in the world with the potential for transformation. The text was prepared from a bibliographic review with the qualitative selection of references that deal with Geographic Space, Territory, Geographies of Children and Youth and Collaborative Cartography. It also understands that school territories already exist, although they need recognition for the didactic-pedagogical provocation that favors the students of basic education, the geographicization of the existing spatiality, activation of citizenship and perception of the global sense of place. In this way, power relations territorialize the spaces close to the school units and these can serve as a reference for the conduction of everyday knowledge to the scientific knowledge of Geography, which makes it possible to see the invisible in what is materially perceptible in the banal spaces of the territory used.
Downloads
References
AITKEN, S. C. Coloring Outwith the Lines of the Map: Children’s Geographies as Contested Subfield and Practical Global Force. Establishing Geographies of Children and Young People, p. 1-33, 2019.
ARAQUE, J. G. Mapeos colaborativos: oportunidad para la geografía de acrecentar el uso de una valiosa herramienta de análisis territorial. Cuadernos de geografía, n. 104, p. 43-58, 2020.
AZAMBUJA, L. D. D. O problema-tema e a situação geográfica propostos na BNCC e o ensino-aprendizagem da Geografia. Revista Signos Geográficos, v. 2, p. 1-21, 2020.
CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (org.). Ensino de Geografia: Práticas e Textualizações no Cotidiano. Porto Alegre/RS: Ed. Mediação, 2000, p.83-134.
CASTELLAR, S. M. V. e VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: CENGAGE Learning. 2011. Acesso em: 16 jan. 2023.
CASTELLAR, S. M. V.; PEREIRA, C. M. R. B.; GUIMARÃES, R. B. For a Powerful Geography in the Brazilian National Curriculum. Geographical Reasoning and Learning. Springer, Cham, 2021. p. 15-31.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Campinas/SP: Ed. Papirus, 2ª edição, 1998.
________. A cidadania, o direito a cidade e a geografia escolar - Elementos de geografia para o estudo do espaço urbano. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 3, n. 1, p. 41-55, 1999. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.1999.123346. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123346. Acesso em: 16 jan. 2023.
________. Geografia Escolar a a Cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Editora Papirus, 2008.
________. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
________. Pensar pela Geografia – ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.
CLAUDINO, S. e SOUTO G. X. M. Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa. o caso do projeto NÓS PROPOMOS! Signos Geográficos-Boletim NEPEG de Ensino de Geografia, 2019, vol. 1, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/signos/article/view/59171. Acesso em 16. jan. 2023.
FARIAS, R. C. de. Trabalho de campo em unidade territorial de aprendizagem: possibilidade para o ensino de cidade na geografia escolar. 2019. 160 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
FARIAS, P. S. C. A Geografia Escolar crítica e a formação para a cidadania. Revista GeoSertões, [S.l.], v. 5, n. 10, p. 12-39, mar. 2021. ISSN 2525-5703. Disponível em: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/geosertoes/article/view/1649>. Acesso em: 09 jan. 2023. doi:http://dx.doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1649.
FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 18 ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra, 1996.
FREIRE, N. Palavra Aberta - O legado da obra de Paulo Freire para a educação global contra-hegemônica. Educação em Revista, v. 35, 2019.
GROSFOGUEL, R. (2008). Hacia un pluriversalimo transmoderno decolonial. Tábula Rasa, Colombia, (9): p. 199-215.
HAESBAERT, R. da C. Viver no Limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
HOFFMANN, O. Las configuraciones territoriales de movilidad, o el espacio como lenguaje político. In: HOFFMANN, O.; GAMBOA, A. M. (coord.). El territorio como recurso: movilidad y apropiación del espacio en México y Centroamérica. San José Costa Rica: UNA-FLASO-IRD, 2018. p. 23-40
LACONI, C; PEDREGAL M. B; MORAL I. L. La cartografía colaborativa para un cambio social: análisis de experiencias. In: Actas del XVIII Congreso Nacional de Tecnologías de la Información Geográfica: perspectivas multidisciplinares en la sociedad del conocimiento. Universitat de València, 2018. p. 821-830
LOPES, J. J. M. Geografia das Crianças, Geografias das Infâncias: as contribuições da Geografia para os estudos das crianças e suas infâncias. Revista Contexto & Educação, v. 23, n. 79, p. 65-82, 2008.
LOPES, J. J. M; FERNANDES, M. L. B. A criança e a cidade: contribuições da Geografia da Infância. Educação, v. 41, n. 2, p. 202-211, 2018.
MASSEY, D. Pelo Espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MANCERA, M. P. S.; PEÑA, J. J. D. Los mapas como instrumento al servicio de la investigación en Ciencias Sociales. Potencialidades y usos de la cartografía online. In: Tendencias metodológicas en la investigación académica sobre comunicación. Comunicación Social, 2018. p. 217-234
MELO, Adriana Almeida Sales de. A mundialização da educação: o projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil e na Venezuela. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. Campinas: Unicamp, 2003.
RAFFESTIN, C. Por Uma Geografia do Poder. São Paulo: Editora Ática, 1993.
RICHTER, D. A linguagem cartográfica no ensino de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, n. 13, p. 277–300, 2017. DOI: 10.46789/edugeo.v7i13.511. Disponível em: https://https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/511. Acesso em: 7 jan. 2023.
ROQUE ASCENÇÃO, V. de O. A Base Nacional Comum Curricular e a produção de práticas pedagógicas para a Geografia Escolar: desdobramentos na formação docente. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 173–197, 2020. DOI: 10.46789/edugeo.v10i19.915. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/915. Acesso em: 16 jan. 2023.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.
SASSEN, S. Expulsões: brutalidade e complexidade na economia global. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
SEEMANN, J. Subvertendo a cartografia escolar no Brasil. Geografares, [S. l.], n. 12, p. 138–174, 2012. DOI: 10.7147/GEO12.3191. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3191. Acesso em: 16 jan. 2023.
SOUZA, M. A. A. de. Território usado, rugosidades e patrimônio cultural: ensaio geográfico sobre o espaço banal. PatryTer, v. 2, n. 4, 2019. DOI: 10.26512/patryter.v2i4.26485. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/patryter/article/view/26485. Acesso em: 16 jan. 2023.
SOUZA, M. L de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. 5ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.
YOUNG, Michael. O Futuro da educação em uma sociedade de conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 16, n. 48, p. 609-623, set/dez. 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).