Memória e identidade docente

um caminho para compreender o ensino de Geografia

Autores

  • Victória Sabbado Menezes Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1289

Palavras-chave:

Imaginário, Memória, Identidade docente, Ensino de Geografia

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar o processo de constituição do imaginário da docência em Geografia a fim de analisar as fontes da permanência de um ensino tradicional e empirista deste componente curricular no espaço escolar. Para tanto, fundamenta-se nos conceitos de memória e identidade com o fito de problematizar as representações que os professores possuem acerca da profissão, da Geografia e do processo educativo. Representações estas que se originam desde as suas vivências na condição de aluno na escola e que influenciam o seu fazer pedagógico. O caminho metodológico envolve uma revisão bibliográfica centrada nos seguintes eixos basilares: memória, identidade, imaginário e ensino de Geografia. Adotou-se a abordagem (auto)biográfica em Educação como lente analítica para o estudo do imaginário da docência em Geografia, visto que concebe o percurso de vida como um percurso formativo que atua sobre a identidade pessoal e profissional. Portanto, evidencia-se que as memórias, sobretudo do itinerário de formação escolar, produzem um imaginário sobre o ser professor de Geografia que é pouco abalado ao longo da formação inicial docente e alimenta o processo identitário e os saberes e fazeres destes sujeitos na vida e na profissão, o que contribui para a naturalização de práticas empiristas nas posturas docentes.

Palavras-chave

Imaginário, Memória, Identidade docente, Ensino de Geografia.

Memory and teacher identity: a way to understand the teaching Geography

Abstract

This article aims to investigate the process of formation of the imaginary of geography teaching in order to analyze the sources of persistence of traditional and empiricist teaching of this subject at school. To this end, it is based on concepts of memory and identity with the purpose of problematizing representations that teachers have about the profession, geography, and the educational process. These representations originate from their own experiences as students in school and impact on their pedagogical practice. The methodological approach consists of a literature review focused on the following fundamental axes: memory, identity, imaginary and geography teaching. The (auto)biographical approach in Education was adopted as an analytical lens for studying the imaginary of geography teaching, since it conceives one’s life path as an educational pathway that acts on their professional and personal identity. Therefore, it is shown that memories, especially from the school education, create an imaginary of being a geography teacher, which is relatively unaffected throughout the initial teaching training and fuels these individuals’ identity process and their knowledge and practices in life and profession, contributing to the naturalization of empiricist practices in teachers’ attitudes.

Keywords

Imaginary, Memory, Teacher’s identity, Geography teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Tradução José Gradel. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BAUMAN, Zygmunt; DONSKIS, Leonidas. Cegueira moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. 1. Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

BOLÍVAR, Antonio. Las historias de vida y construcción de identidades profesionales. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; BARREIRO, Cristhianny Bento. (Orgs.). A nova aventura (auto)biográfica: tomo I. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. P. 251-287.

BORGES, Jorge Luis. Prosa Completa. Barcelona: Ed. Bruguera, 1979, vol I.

CANDAU, Joel. Memória e identidade. Tradução Maria Letícia Ferreira. 1. Ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.

CASUARINA. Ponto de vista. In: CASUARINA. Trilhos terra firme. Rio de Janeiro: Discole, 2011. 1 CD. Faixa 10.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.

COSTELLA, Roselane Zordan. Para onde foi a Geografia que penso ter aprendido. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Orgs. et al.). Movimentos no ensinar geografia: rompendo rotações. Porto Alegre: Evangraf, 2015. P. 29-40.

FRISON, Lourdes Maria Braganolo; BASSO, Fabiane Puntel. Construções identitárias reveladas em trabalhos com narrativas (auto)biográficas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; BARREIRO, Cristhianny Bento. (Orgs.). A nova aventura (auto)biográfica: tomo I. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. P. 363-392.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 25. Ed. São Paulo: Loyola, 2014.

HONÓRIO FILHO, Wolney. O uso da memória em eixos de comunicação dos CIPAS 2004-2012. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; BARREIRO, Cristhianny Bento. (Orgs.). A nova aventura (auto)biográfica: tomo I. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. P. 341-362.

HUMBERTO GESSINGER. Tchau radar, a canção. In: HUMBERTO GESSINGER. Insular. Porto Alegre: STR, 2013. 1 CD. Faixa 5.

KAERCHER, Nestor André. Se a geografia escolar é um pastel de vento o gato come a geografia crítica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Professor ou pesquisador? In: BECKER, Fernando; MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko (Orgs.). Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2010. P. 55-62.

SILVA, Juremir Machado da. Diferença e descobrimento: o que é o imaginário? A hipótese do excedente de significação. Porto Alegre: Sulina, 2017.

SOUZA, Elizeu Clementino de; ALMEIDA, Joselito Brito de. Memórias de educadores baianos: semelhanças e diferenças na constituição da vida na/da escola. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; PASSEGGI, Maria da Conceição; VICENTINI, Paula Perini (Orgs.). Pesquisa (auto)biográfica: trajetórias de formação e profissionalização. Curitiba, PR: CRV, 2013. P. 41-57.

Downloads

Publicado

02/11/2023

Como Citar

Menezes, V. S. (2023). Memória e identidade docente: um caminho para compreender o ensino de Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–21. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1289

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.