Narrativas (auto)biográficas e a identidade profissional docente em Geografia
as contribuições do diário narrativo
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1331Palavras-chave:
Identidade profissional docente, Pesquisa (auto)biográfica, Diário narrativo, Formação inicial em Geografia, Estágio de GeografiaResumo
O presente artigo apresenta uma análise sobre o processo de construção da identidade profissional docente de licenciandos em Geografia, a partir de uma investigação (auto)biográfica realizada com estudantes de disciplinas da formação inicial na área, em uma universidade pública do Paraná. Para a pesquisa, realizou-se uma revisão bibliográfica, sobre o tema da formação da identidade de professores de Geografia, utilizando o método de narrativas (auto)biográficas. O método empregado na pesquisa, articulou as narrativas escritas e orais de estudantes em seu percurso de estudos, à proposta de pesquisa-formação, adotando os procedimentos da escrita de Diários narrativos dos estagiários, buscando compreender as experiências vivenciadas nas disciplinas de Prática de docência, no curso de Geografia. As reflexões sobre as narrativas escritas possibilitaram que os estudantes olhassem para si e para o outro, durante os processos de preparação e experiências nas atividades de estágio de docência em Geografia, considerando suas percepções, experiências e reflexões necessárias à docência nesta área. Observou-se que a liberdade de expressão, a partir dos relatos escritos nos Diários narrativos, e nos relatos de Rodas de conversa ao final da pesquisa, possibilitaram um maior protagonismo dos estudantes, ao construir processos de auto análise, autonomia e autoformação, como elementos que dão suporte à constituição da identidade profissional docente na área de Geografia.
Palavras-chave
Identidade profissional docente, Pesquisa (auto)biográfica, Diário narrativo, Formação inicial em Geografia, Estágio de Geografia.
(Auto)Biographycal narrative and professional identity in Geography: the contributions of a narrative diary
Abstract
The present article presents an analysis of the professional Geography teaching, according to an investigation done with the formal students of the area, at a public university in Paraná. For the research, it has been done a biographic review about the graduation of the Geography professors’ identity, using the method of (auto)biographical narratives. The method used in the research, articulated the written and oral narratives of students in their study path, to the research-training proposal, adopting the procedures of writing narrative diaries of interns, seeking to understand the experiences lived in the teaching practice disciplines, in the Geography course. Reflections on the written narratives allowed students to look at themselves and at others, during the preparation processes and experiences in teaching internship activities in Geography, considering their perceptions, experiences and reflections necessary for teaching in this area. It was observed that freedom of expression, based on the reports written in the narrative diaries, and in the reports of Conversation Circles at the end of the research, enabled a greater protagonism of the students, by building processes of self-analysis, autonomy and self-education, as elements that support the constitution of the teaching professional identity in the area of Geography.
Keywords
Professional teaching identity, (Auto)biographical research, Narrative diary, Initial training in Geography, Geography stage.
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