Curadoria de conteúdos digitais, geotecnologias e pensamento crítico nos processos de ensino e aprendizagem de Geografia

Autores

  • Geraldo Henrique Romualdo de Miranda Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FIlho
  • Letícia de Paula e Silva Andrade Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-4007-5678
  • Rodrigo da Silva Menezes Universidade Federal de Uberlândia
  • Iara Vieira Guimarães Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1399

Palavras-chave:

Curadoria de conteúdos; Geotecnologias; Pensamento crítico

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar um ensaio teórico sobre o papel da curadoria de conteúdos digitais na esfera educacional e, particularmente no ensino de Geografia. Evidencia-se como esta prática pode ser empregada para promover habilidades como a seleção e avaliação de informações e recursos didáticos disponíveis na internet, associando práticas pedagógicas com o desenvolvimento do pensamento crítico. A primeira seção, inicia-se com a explanação sobre o conceito de curadoria, suas classificações, tipologias e aplicações em contexto escolar, visando tornar os processos de ensino e aprendizado mais ativos e autônomos. Na segunda seção, se discute a relação entre as mídias e a educação, apontando para a necessidade de uma reflexão crítica sobre o uso das tecnologias nas salas de aula. Na terceira seção é apresentada uma sequência didática de curadoria digital com geotecnologias para um caso de ensino de Geografia, envolvendo o tema "Integração mundial e globalização". O propósito fundamental do texto é estimular a reflexão acerca do papel crucial dos professores de Geografia na promoção de uma compreensão crítica diante do vasto volume de informações e dispositivos acessíveis nas redes digitais. 

Palavras-chave

Curadoria de conteúdos; Geotecnologias; Pensamento crítico.

 

Digital content curation, geotechnologies, and critical thinking in Geography teaching and learning processes 

Abstract

The aim of this text is to present a theoretical essay on digital content curation in the educational sphere, demonstrating how this practice can be employed to foster skills such as the selection and evaluation of information and educational resources available on the internet. This way, we seek to examine this practice in the context of critical thinking development. The first section begins with an explanation of the curation concept, its classifications, typologies, and applications in the school context, with the objective of making teaching and learning processes more active and autonomous. In the second section, the relationship between media and education is discussed, pointing to the necessity of critical reflection on the use of technologies in classrooms. The third section, a didactic sequence of digital curation with geotechnologies is presented for a Geography teaching case, involving the theme "World integration and globalization". Our intention is to stimulate reflection on the crucial role of Geography teachers in promoting a critical understanding in the face of the vast volume of information and accessible devices on digital networks.

Keywords

Digital content curation; Geotechnologies, Critical thinking.

 

Curaduría de contenidos digitales, geotecnologías y pensamiento crítico en los procesos de enseñanza y aprendizaje de la Geografía 

Resumen

El objetivo de este texto es presentar un ensayo teórico sobre la curación de contenidos digitales en el ámbito educativo, resaltando de qué manera esta práctica puede ser empleada para promover habilidades como la selección y evaluación de información y recursos didácticos disponibles en internet. De esta manera, buscamos analizar dicha práctica en el contexto del desarrollo del pensamiento crítico. La primera sección comienza con una explicación del concepto de curación, sus clasificaciones, tipologías y aplicaciones en el contexto escolar, con el fin de hacer que los procesos de enseñanza y aprendizaje sean más activos y autónomos. En la segunda sección, se discute la relación entre los medios de comunicación y la educación, señalando la necesidad de una reflexión crítica sobre el uso de tecnologías en las aulas. En la tercera sección, se presenta una secuencia didáctica de curación digital con geotecnologías para un caso de enseñanza de Geografía, involucrando el tema "Integración mundial y globalización". Nuestro objetivo es estimular la reflexión sobre el papel crucial de los profesores de Geografía en la promoción de una comprensión crítica ante el vasto volumen de información y dispositivos accesibles en las redes digitales.

Palabras clave

Curación de contenidos digitales; Geotecnologías, Pensamiento crítico.

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Biografia do Autor

Geraldo Henrique Romualdo de Miranda , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FIlho

Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (2012-2016). Bacharelando e Licenciando em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (2017-2019). Especialista em Gestão e Orientação Escolar pela Escola de Educação da Faculdade Educacional da Lapa (2019-2020). Mestrando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2017-2018). Concentração de Pesquisas em: Direitos Humanos e Justiça de Transição; Educação para os Direitos Humanos; Teorias do Currículo e Política Global da Educação; Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Cidades e Mudanças Climáticas; Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas Transfronteiriças.

Letícia de Paula e Silva Andrade , Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Geografia, na modalidade de licenciatura, pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2019). Mestra em Geografia pela mesma instituição (2022), na linha de Educação Geográfica e Representações Sociais. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFU), na linha de Saberes e Práticas Educativas. Tem interesse pelas áreas de Ensino de Geografia; Geografia na Educação de Jovens e Adultos; Educação Antirracista e Anticolonial; Pedagogia Freireana.

Rodrigo da Silva Menezes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Tiradentes (2009), Pós-Graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França (2010), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Desenvolveu trabalhos na Área de Geoprocessamento e Gestão Ambiental como Assessor Técnico da Secretaria de Planejamento de Estado de Sergipe (2008 - 2014). Foi Professor Substituto dos cursos de Humanidades e Geografia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (2015 - 2016). Foi professor de Geografia do Ensino Fundamental (anos finais) e Médio da Rede Estadual e da Rede Particular de Ensino no Estado de Seergipe (2017 - 2021). Integrante dos Grupos de Pesquisa "Observatório do Ensino de História e Geografia: formação permanente de professores e pesquisadores em ambiente digital" - FACED / UFU e "Formação de Professores e tecnologias da Informação e Comunicação" - FOPTIC / UFS.

Iara Vieira Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia

Iara Vieira Guimarães é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante da linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação, no qual orienta pesquisas de mestrado e doutorado. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Realizou pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2015). É Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1998) e possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1992). Coordenadora adjunta do projeto de criação da plataforma digital Observatório do Ensino de História e Geografia (https://observatoriogeohistoria.net.br). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia e História (GEPEGH) certificado pelo Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (CNPq). Editora do periódico científico Ensino em Revista. Membro do corpo editorial dos periódicos científicos: Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales (Espanha), Obuchenie Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Ensino em Re-vista, Olhares & Trilhas. Coordenadora do Laboratório Pedagógico (LAPED) da FACED/UFU. Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de Pedagogia/UFU. Integrou o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU (2017-2019). Coordenou a Linha de Saberes e Práticas Educativas (2017-2019). Membro da Asociación Universitaria del Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales (AUPDCS), Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (Andipe). Membro do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). Possui experiências na educação básica e no ensino superior e desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem de Geografia, metodologias e práticas pedagógicas e formação de professores. Temas de estudo: ensino de geografia, educação ambiental, mídias e tecnologias nos processos educativos. E-mail: iaravg@ufu.br

Referências

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Publicado

22/02/2025

Como Citar

Miranda , G. H. R. de, Andrade , L. de P. e S., Menezes, R. da S., & Guimarães, I. V. (2025). Curadoria de conteúdos digitais, geotecnologias e pensamento crítico nos processos de ensino e aprendizagem de Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 15(25), 05–29. https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1399

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