Espelho da memória
das reminiscências narradas à (auto)formação e construção identitária de professores de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1477Palavras-chave:
(Auto)formação docente, Identidade profissional, Narrativas (auto)biográficas, Ensino de GeografiaResumo
O presente artigo tem o objetivo de compreender, por meio de narrativas (auto)biográficas, as trajetórias pessoal, escolar, acadêmica e profissional de licenciandas/licenciandos e professoras/professores de Geografia a fim de analisar os processos formativos decorrentes destas e suas implicações nas práticas pedagógicas e na construção identitária profissional. Fundamenta-se no método (auto)biográfico e enquanto caminho metodológico foram realizados questionários biográficos e entrevistas narrativas com os participantes da pesquisa. As narrativas (auto)biográficas foram analisadas a partir do método da compreensão cênica. As tramas desenvolvidas entre o referencial teórico e a pesquisa de campo propiciaram reflexões acerca da formação docente e da construção identitária dos sujeitos, em que foi possível reconhecer como aspectos das histórias de vida pessoal (relação familiar, classe social, contexto territorial), de formação (memórias de escola mais marcantes que as de universidade) e de profissão (ressignificação das memórias na condução da ação docente) compõem os modos de ser e fazer na vida e na profissão.
Palavras-chave
(Auto)formação docente; Identidade profissional; Narrativas (auto)biográficas; Ensino de Geografia.
Mirror of memory: from narreted reminiscences to the self-education and identity construction of Geography teachers
Abstract
This article aims to comprehend, through autobiographical narratives, the personal, educational, academic and professional trajectories of undergraduate students and teachers of Geography in order to analyze the formative processes resulting and their implications in pedagogical practices and in the construction of professional identity. It is based on the autobiographical method and, as a methodological approach, biographical questionnaires and narrative interviews were carried out with the research participants. The autobiographical narratives were analyzed using the method of scenic comprehension. The interplay developed between the theoretical framework and the field research provided reflections on teacher training and the identity construction of the subjects. In which it was possible to recognize how aspects of personal life stories (family relationships, social class, territorial context), training (school memories more striking than university memories) and professional (resignification of memories in conducting teaching action) compose the ways of being and doing in life and in the profession.
Keywords
Teacher self-education; Professional identity; autobiographical narratives; Geography teaching.
Espejo de la memoria: de las reminiscencias narradas a la (auto)formación y construcción identitaria de profesores de Geografía
Resumen
El presente artículo tiene como objetivo comprender, por medio de narrativas (auto) biográficas, las trayectorias personal, escolar, académica y profesional estudiantes de licenciatura y profesoras/profesores de Geografía a fin de analizar los procesos formativos resultantes de estas y sus implicaciones en las prácticas pedagógicas y en la construcción identitaria profesional. Se apoya en el método (auto) biográfico y, mientras camino metodológico, se han realizado cuestionarios biográficos y entrevistas narrativas con los participantes de la pesquisa. Las narrativas (auto) biográficas se han analizado desde el método de la comprensión escénica. Las tramas desarrolladas entre el referencial teórico y el estudio de campo han propiciado reflexiones sobre la formación docente y de la construcción identitaria de los sujetos, donde fue posible reconocer como aspectos de las historias de vida personal (relación familiar, clase social, contexto territorial), de formación (memorias escolares más memorables que las de universidad) y de profesión (resignificación de las memorias en la conducción de la acción docente) componen los modos de ser y hacer en la vida y en la profesión.
Palabras clave
(Auto) formación docente; Identidad profesional; Narrativas (auto) biográficas; Enseñanza de Geografía.
Downloads
Referências
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa (auto)biográfica – tempo, memória e narrativas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 201-224.
BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Tradução Zuleide Alves Cardoso Cavalcante, Denise Maria Gurgel Lavallée. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
BOLÍVAR, Antonio. Dimensiones epistemológicas y metodológicas de la investigación (auto)biográfica. In: BOLIVAR, Antonio; DOMINGO, Jesús; FERNÁNDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en Educación: enfoque y metodologia. Madrid: Ed. La Muralla, 2001. p. 122-147.
CALLAI, Helena Copetti. A formação do profissional da geografia: o professor. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Os movimentos à necessária inquietude do saber geográfico – novos desafios. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor André (Orgs.). Movimentos no ensinar Geografia. Porto Alegre: Compasso Lugar-Cultura, 2013. p. 35-47.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.
DELORY-MOMBERGER, Christine. História de vida e pesquisa biográfica em educação. Natal: EDUFRN, 2024.
FERRAROTTI, Franco. História e história de vida. Natal: EDUFRN, 2014a.
FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, Antonio; FINGER, Mathias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Trad. Maria Nóvoa. 2 ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014b. p. 29-55.
FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Compreensão cênica: possibilidade interpretativa de narrativas de (auto)formação de ex-pibidianas. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, 2019. p. 1-17. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945190102
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.
JOSSO, Marie-Christine. O Corpo Biográfico: corpo falado e corpo que fala. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 19-31, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623621805
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa como texto: imagem e som: um manual. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 90-113.
KAERCHER, Nestor André. Se a geografia escolar é um pastel de vento o gato come a geografia crítica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.
LECHNER, Elsa. Escrita de si e emancipação social: “nós, vozes e elos” nos exercícios de biografização grupal. In: ABRAHÃO, M. H. M. B.; MATOS-DE-SOUZA, R.; CUNHA, J. L. (Orgs.). Insubordinações epistêmico-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Curitiba: CRV, 2024. p. 153-160. DOI: https://doi.org/10.24824/978652516176.1.153-160
MARINAS, José Miguel. La escucha en la historia oral: palabra dada. Madrid: Sintesis, 2007.
NÓVOA, Antonio; FINGER, Mathias. Introdução. In: NÓVOA, Antonio; FINGER, Mathias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Trad. Maria Nóvoa. 2 ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014. p. 21-29.
PORTUGAL, Jussara Fraga. “Quem é da roça é formiga!”: Histórias de vida, itinerâncias formativas e profissionais de professores de Geografia de escolas rurais. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) UNEB, Salvador, 2013.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução Alain François [Et al.]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
RICOEUR, Paul. O si mesmo como outro. Tradução Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora EMF Martins Fontes, 2014.
SANTAMARINA, Cristina; MARINAS, José Miguel. Historias de vida y historia oral. In: DELGADO, Juan Manuel; GUTIÉRREZ, Juan. Métodos y técnicas cualitativas de investigación en ciencias sociales. Madrid: Síntesis, 1994. p. 257-285.
SANTOS, Leonardo Pinto dos; KAERCHER, Nestor André; COSTELLA, Roselane Zordan; MENEZES, Victória Sabbado. Os caminhos passam pel@s alun@s: saberes e (des)construções nas aulas de Geografia. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2022.
UNESCO. O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. São Paulo: Moderna, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




