e-Atlas
uma plataforma para criação e visualização de Atlas Digitais Escolares
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1480Palavras-chave:
Ferramenta de criação de atlas., Atlas digitais., Atlas eletrônicos, Atlas municipais escolares., Materiais didáticos.Resumo
Os livros didáticos fazem parte do cotidiano da Geografia Escolar brasileira desde a época do império, no entanto esses materiais não contemplam conteúdos dos municípios, lacuna preenchida pelos Atlas Escolares Municipais. Os atlas impressos trazem algumas desvantagens, como custo elevado, principalmente para atender a um público grande da rede escolar, logística de distribuição e desatualização dos conteúdos. Em face dessas desvantagens, os atlas em formato de aplicativo se posicionam como bons candidatos para suprir tais necessidades, porém o desenvolvimento de aplicativos implica problemas como o tempo elevado para a sua construção e a necessidade de mão de obra capacitada. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar duas ferramentas: o e-atlas Maker, incluindo seu teste de usabilidade, e o e-atlas Viewer. A primeira ferramenta, e-atlas Maker, faz o papel de editor do conteúdo, e a segunda, e-atlas Viewer, é um aplicativo de visualização de atlas para celulares que dispõe do catálogo de conteúdos criados pela primeira ferramenta. O teste de usabilidade foi realizado por meio de entrevistas e tarefas guiadas executadas pelos participantes no e-atlas Maker. Os testes nos revelaram resultados promissores, como: 1) todos os usuários conseguiram realizar as tarefas solicitadas; 2) o tempo médio gasto para a transformação do conteúdo do atlas em aplicativo foi de 18,5 minutos, um valor relativamente baixo em contraste com o tempo para o desenvolvimento de um aplicativo, que alcança a ordem de magnitude de alguns meses; 3) os participantes avaliaram positivamente as funcionalidades da ferramenta de edição e indicaram que há potencial de utilização não apenas pelos docentes do Ensino Superior, como na proposta inicial, mas também pelos professores e alunos do Ensino Básico.
Palavras-chave
Ferramenta de criação de atlas; Atlas digitais; Atlas eletrônicos; Atlas municipais escolares; Materiais didáticos.
e-Atlas: a plataform for creating and visualizing School Digital Atlas
Abstract
Textbooks have been part of the daily life of brazilian School Geography since the time of the empire, however, such materials do not include contents of the municipalities, a gap filled by the Municipal School Atlas. Printed atlases have some disadvantages, such as: high cost, mainly to serve a large public in the school network, distribution logistics and outdated content. In the face of these disadvantages, atlases in application format are positioned as good candidates to meet such needs, however, the development of applications involves problems such as the long time required for construction and the need for skilled labor. Thus, the purpose of this article is to present two tools: the e-atlas Maker, as well as it’s usability testing, and the e-atlas Viewer. The first tool, e-atlas Maker, plays the role of content editor, and the second one, e-atlas Viewer, is an atlas visualization application for mobile phones, which has the catalog of content created by the first tool. The usability test was performed through interviews and guided tasks performed by participants in the e-atlas Maker. The tests showed us promising results such as: 1) all users were able to perform the requested tasks; 2) the average time spent for the transformation of the atlas content into an application was 18.5 minutes, a relatively low value in contrast to the time taken to develop an application, which can be as long as a few months; 3) the participants positively evaluated the features of the editing tool and pointed out that there is potential for use not only by Higher Education teachers, as in the initial proposal, but also by teachers and students in Basic Education.
Keywords
Atlas creation tool; Digital atlases; Electronic atlases; Municipal school atlases; Teaching materials.
e-Atlas: una plataforma para crear y visualizar Atlas Escolares Digitales
Resumen
Los libros de texto forman parte del cotidiano de la Geografía Escolar brasileña desde la época del imperio, sin embargo dichos materiales no incluyen contenidos municipales, vacío llenado por los Atlas Escolares Municipales. Los atlas impresos tienen algunas desventajas, como alto costo, especialmente para atender a una gran audiencia en la red escolar, logística de distribución y contenido desactualizado. En vista de estas desventajas, los atlas en formato de aplicación se posicionan como buenos candidatos para satisfacer estas necesidades, pero el desarrollo de aplicaciones implica problemas como el largo tiempo necesario para construirlas y la necesidad de mano de obra calificada. Por eso, el objetivo de este artículo es presentar dos herramientas: e-atlas Maker, incluyendo su prueba de usabilidad, y e-atlas Viewer. La primera herramienta, e-atlas Maker, desempeña el papel de editor de contenidos, y la segunda, e-atlas Viewer, es una aplicación de visualización de atlas para móviles que cuenta con el catálogo de contenidos creado por la primera herramienta. La prueba de usabilidad se realizó a través de entrevistas y tareas guiadas realizadas por los participantes en e-atlas Maker. Las pruebas nos mostraron resultados optimistas, como: 1) todos los usuarios lograron realizar las tareas solicitadas; 2) el tiempo medio empleado en transformar el contenido del atlas en una aplicación fue de 18,5 minutos, valor relativamente bajo en comparación con el tiempo de desarrollo de una aplicación, que alcanza el orden de magnitud de unos pocos meses; 3) los participantes evaluaron positivamente las características de la herramienta de edición y señalaron que existe potencial para su uso no sólo por docentes de Educación Superior, como en la propuesta inicial, sino también por docentes y estudiantes de Educación Básica.
Palabras clave
Herramienta de creación de Atlas; Atlas digitales; Atlas electrónicos; Atlas escolar municipal; Materiales didácticos.
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