O DESENHO DO LUGAR: uma experiência da Geografia da infância na baixada fluminense
Palavras-chave:
desenho, crianças, linguagem gráfica, geografia da infânciaResumo
A pesquisa se desenvolve na escola municipal Luiz de Lemos no Bairro do Carmari um bairro na cidade de Nova Iguaçu na Baixada Fluminense. O objetivo da pesquisa é analisar como as crianças da Baixada Fluminense percebem o seu lugar e representam por meio de desenhos o seu lugar. O desenho é uma linguagem gráfica própria que tem seus próprios códigos. Dessa forma os desenhos das crianças da Baixada Fluminense expressam sua espacialidade e acima de tudo o conflito existente neste território entendido por meio do enfoque histórico-cultural.
Palavras-chave
Desenho, Crianças, Linguagem gráfica, Geografia da infância.
THE DRAWING OF PLACE: an experience in childhood’s geography in “baixada fluminense”
Abstract
The research develops on municipal school Luiz de Lemos in the Carmari neighborhood in the town of Nova Iguacu in Baixada Fluminense. The goal of this research is to analyze how children of the Baixada Fluminense realize your place and represent by means of their place. The drawing is a graphical language that has its own codes. In this way the drawings of the children of the Baixada Fluminense express their spatiality and above all the existing conflict in this territory understood through the historical-cultural approach.
Keywords
Design, Kids, Graphic language, Geography of childhood.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).