UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA GEOMORFOLOGIA

Autores

  • Rafael Pereira da Silva
  • Maria Francisca de Jesus Lírio Ramalho Departamento de Geografia (DGE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Palavras-chave:

Prática de campo, Geomorfologia, metodologia de ensino, Projeto Aula-Campo

Resumo

Visa a discutir a importância das aulas de campo no processo ensino-aprendizagem, considerando-as uma alternativa metodológica para o estudo da Geomorfologia. Na sequência, descreve-se a experiência da proposta de estudo do Projeto “Aula-Campo”, que teve como principal objetivo associar teoria e prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Pereira da Silva

Possui graduação em Geografia (licenciatura) pelo Departamento de Geografia – DGE – da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, onde cursa hoje o bacharelado em Geografia. Ao longo da licenciatura (2007 a 2011) foi monitor (bolsista) da disciplina de Geomorfologia e voluntário do Grupo de Pesquisa Estudos Geoambientais. Na atualidade é bolsista de iniciação cientifica (REUNI) e membro do Grupo de Pesquisa Unidade Interdisciplinar de Estudos sobre a Habitação e o Espaço Construído.

Maria Francisca de Jesus Lírio Ramalho, Departamento de Geografia (DGE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Concluiu Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba, obtendo pela Universidade Federal da Bahia, o mestrado em Geociências na área de concentração em Geomorfologia. Concluiu seu doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1999. Atualmente é professor associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Vice-Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Geoambientais, onde desenvolve estudos sobre erosão e dinâmica ambiental. Atua nas áreas geomorfologia dinâmica, urbana, ambienta

Downloads

Publicado

27/12/2011

Como Citar

Silva, R. P. da, & Ramalho, M. F. de J. L. (2011). UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA GEOMORFOLOGIA. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 1(2), 105–116. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/36

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.