O USO DE BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: um relato de experiência

Autores

  • Claudio José dos Santos Júnior IFAL Campus Maceió e ULBRA Canoas
  • Jackson Pinto Silva IFAL

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.390

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Ludicidade, Jogos didáticos.

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência do Projeto de Extensão “Produção de material didático-pedagógico para o ensino contextualizado da disciplina de Geografia”, do IFAL – Campus Maceió. As atividades foram centradas na aplicação de jogos didáticos como ferramentas de estímulo à aprendizagem da disciplina de Geografia e tiveram como objetivo servir de alternativa aos processos tradicionais de construção do conhecimento, visando despertar o interesse dos educandos pela matéria e conteúdos envolvidos. Percebeu-se que, utilizando o lúdico, despertou-se o interesse dos educandos em relação às abordagens da disciplina, o que confirma, portanto, a eficácia da estratégia de adotar tais metodologias. Nesse sentido, destaca-se a importância de o docente lançar mão de atividades diferentes daquelas utilizadas tradicionalmente, de modo que o educando possa sentir-se estimulado e envolvido com o conteúdo que se deseja transmitir.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino de geografia. Ludicidade. Jogos didáticos. 


THE EDUCATIONAL TOYS FOR USE AS GEOGRAPHY LEARNING TOOL: an experience report

ABSTRACT

This paper presents an account of Extension Project experience "Production of teaching- learning materials for teaching geography," the IFAL. The activities were focused on the application of didactic games as tools of encouragement to learning the discipline of Geography and were intended to serve as an alternative to traditional processes of construction of knowledge, aiming to arouse the interest of students in the subject and involved content. It was noticed that, using the playful, aroused the interest of students in relation to approaches to discipline, which therefore confirms the effectiveness of the strategy to adopt these methodologies. In this sense, it highlights the importance of the teacher to resort to activities other than those used traditionally, so that the student can feel stimulated and involved with the content you want to stream.

KEYWORDS

Geography teaching. Playfulness. Educational games. 


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio José dos Santos Júnior, IFAL Campus Maceió e ULBRA Canoas

Graduado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Bolsista de Extensão do Projeto "Produção de material didático-pedagógico para o ensino contextualizado da disciplina de Geografia” do IFAL – Campus Maceió. Endereço: Rua K, nº 03, Qd. 08, Bairro Trapiche. CEP 57010-795. Maceió/AL.

Jackson Pinto Silva, IFAL

 

Mestre e Especialista em Análise de Sistemas Ambientais. Professor de Geografia. Orientador do Projeto de Extensão "Produção de material didático-pedagógico para o ensino contextualizado da disciplina de Geografia” do IFAL – Campus Maceió. Endereço: Coordenação de Ciências Humanas, Rua Mizael Domingues, nº 75, Bairro Centro. CEP 57020-600. Maceió/AL.

Downloads

Publicado

14/08/2017

Como Citar

Santos Júnior, C. J. dos, & Silva, J. P. (2017). O USO DE BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: um relato de experiência. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 7(13), 494–504. https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.390

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.