LUGARES DE PROFESSORES: vivências, formação e práticas docentes nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • David Luiz Rodrigues de Almeida Doutorando em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB Professor substituto do curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i15.469

Palavras-chave:

Vivência. Formação de professores. Prática docente.

Resumo

A resenha que aqui apresentamos compõem o trabalho de Pós doutorado do professor Antonio Carlos Pinheiro, disponível no livro “Lugares de professores: vivências, formação e práticas docentes nos anos iniciais do ensino fundamental” desde o ano de 2012. Trata a partir de uma análise da obra as narrativas e reflexões do autor sobre a realidade escolar. A ênfase recai sobre a vivência, formação e práticas docentes de quatro professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ideias baseadas em uma epistemologia da prática docente. Realiza-se a contextualização dos sujeitos entrevistados, sua formação escolar ao longo dos anos, entrada no magistério, questões de trabalho e suas dificuldades, de tal modo que garanta a apreensão dos leitores e a compreensão da importância da formação (continuada). A partir deste percurso, somos chamados a refletir sobre a estrutura e práticas que envolvem o espaço e tempo escolar, voltando-se a questões como gênero, avaliação, valorização da alfabetização e o aprendizado das operações matemáticas em detrimento de outras disciplinas como a Geografia. Neste contexto são demonstradas as rotas traçadas pelos professores, destacando a construção crítica de mundo como fator substancial para a formação de seus alunos, além de declararem dificuldades referentes às questões teóricas e metodológicas deste ensino.

 

ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30/07/2018

Como Citar

Almeida, D. L. R. de. (2018). LUGARES DE PROFESSORES: vivências, formação e práticas docentes nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 8(15), 308–312. https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i15.469

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.