LUGARES DE PROFESSORES: vivências, formação e práticas docentes nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i15.469Palavras-chave:
Vivência. Formação de professores. Prática docente.Resumo
A resenha que aqui apresentamos compõem o trabalho de Pós doutorado do professor Antonio Carlos Pinheiro, disponível no livro “Lugares de professores: vivências, formação e práticas docentes nos anos iniciais do ensino fundamental” desde o ano de 2012. Trata a partir de uma análise da obra as narrativas e reflexões do autor sobre a realidade escolar. A ênfase recai sobre a vivência, formação e práticas docentes de quatro professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ideias baseadas em uma epistemologia da prática docente. Realiza-se a contextualização dos sujeitos entrevistados, sua formação escolar ao longo dos anos, entrada no magistério, questões de trabalho e suas dificuldades, de tal modo que garanta a apreensão dos leitores e a compreensão da importância da formação (continuada). A partir deste percurso, somos chamados a refletir sobre a estrutura e práticas que envolvem o espaço e tempo escolar, voltando-se a questões como gênero, avaliação, valorização da alfabetização e o aprendizado das operações matemáticas em detrimento de outras disciplinas como a Geografia. Neste contexto são demonstradas as rotas traçadas pelos professores, destacando a construção crítica de mundo como fator substancial para a formação de seus alunos, além de declararem dificuldades referentes às questões teóricas e metodológicas deste ensino.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
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