LUGARES DE PROFESSORES: vivências, formação e práticas docentes nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i15.469Palavras-chave:
Vivência. Formação de professores. Prática docente.Resumo
A resenha que aqui apresentamos compõem o trabalho de Pós doutorado do professor Antonio Carlos Pinheiro, disponível no livro “Lugares de professores: vivências, formação e práticas docentes nos anos iniciais do ensino fundamental” desde o ano de 2012. Trata a partir de uma análise da obra as narrativas e reflexões do autor sobre a realidade escolar. A ênfase recai sobre a vivência, formação e práticas docentes de quatro professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ideias baseadas em uma epistemologia da prática docente. Realiza-se a contextualização dos sujeitos entrevistados, sua formação escolar ao longo dos anos, entrada no magistério, questões de trabalho e suas dificuldades, de tal modo que garanta a apreensão dos leitores e a compreensão da importância da formação (continuada). A partir deste percurso, somos chamados a refletir sobre a estrutura e práticas que envolvem o espaço e tempo escolar, voltando-se a questões como gênero, avaliação, valorização da alfabetização e o aprendizado das operações matemáticas em detrimento de outras disciplinas como a Geografia. Neste contexto são demonstradas as rotas traçadas pelos professores, destacando a construção crítica de mundo como fator substancial para a formação de seus alunos, além de declararem dificuldades referentes às questões teóricas e metodológicas deste ensino.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).