A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DA CARTOGRAFIA ESCOLAR EM GEOGRAFIA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i16.544Palavras-chave:
Cartografia Escolar, Livros Didáticos, Ensino de Geografia, Crianças com Deficiência Visual, Portugal.Resumo
O presente artigo é resultado de uma investigação sobre o ensino de cartografia em escolas de Portugal. Com o objetivo de compreender como estava o ensino de cartografia nos anos iniciais para as crianças com deficiência visual e normovisuais, por meio da análise dos livros didáticos utilizados pelos professores. Foram selecionados oito livros didáticos de Geografia dos anos iniciais, escolhidos critérios sobre como o conteúdo cartográfico é apresentado e analisados os conceitos de: orientação, lateralidade, proporção, projeção, escala e tipos de mapas. Os livros didáticos de Geografia observados concentram imagens das casas e do cotidiano dos estudantes. É por meio da utilização do livro como recurso que se apresentam os múltiplos aspectos dos conceitos relacionados com a cartografia, constituindo-se também como uma produção cultural em que as crianças constatam com diferentes linguagens. É preciso ainda destacar a importância dos métodos de ensino para a aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural das crianças com necessidades educativas especiais, ressaltando o papel da cartografia escolar no ensino de Geografia como fator determinante para apreender e compreender o espaço geográfico e suas representações para o desenvolvimento da competência de leitura do mundo, que está relacionada com as vidas das crianças e os espaços por elas construídos.
Palavras-chave
Cartografia escolar, Livros didáticos, Ensino de Geografia, Crianças com deficiência visual, Portugal.
THE IMPORTANCE OF TEXTBOOKS IN THE TEACHING OF SCHOOL CARTOGRAPHY IN GEOGRAPHY FOR CHILDREN WITH VISUAL DISABILITY
Abstract
This paper is a result of a research regarding how the teaching of cartography in the Portuguese schools is, with the objective to understand how was teaching of cartography occurs in the initial years of schooling for children with visual disability, the textbooks used by teachers were analysed. Eight textbooks of geography were selected from the initial years of schooling. Criteria on the way the cartographic content is presented were chosen and the concepts of orientation, laterality, proportion, projection, scale and types of maps were analysed. The textbooks of Geography analysed, concentrate images of the houses and daily life of students. It is the use of the textbook as a resource, that the multiple aspects of the concepts related to cartography are presented to students, also constituting themselves as a cultural production in which the children contact with different languages. The importance of the teaching methods for the learning and social and cultural development of children with special educational needs and do not emphasize the role of the school cartography in the Geography teaching as a determining factor to understand the geographic space and its representations for the development of the world reading competence, which is related to the children's lives and spaces constructed by them.
Keywords
School cartography, Textbooks, Geography teaching, Children with visual impairment, Portugal.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).