CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: conceitos e práticas na escola
Palavras-chave:
raciocínio geográfico, escola básica, ensino de Geografia, perspectiva etnográfica, sala de aula.Resumo
Nosso objetivo nesta pesquisa é entender como se dá a construção do raciocínio geográfico por meio dos conceitos e conteúdos que são mediados no cotidiano de uma sala de aula. Para isso, escolhemos como objeto de estudo uma turma de 3º ano do ensino médio de umaescola pública da rede estadual de ensino no município de Barbacena- MG. Nossa análise se deu a partir dos dados coletados no diário de campo, com aplicação de questionários para discentes, entrevista com o docente e observações em sala de aula. Como metodologia, assumimos uma perspectiva etnográfica. Durante a observação, consideramos as exposições do docente, as participações dos alunos na sua aula, o uso do livro didático, a utilização de mapase as pesquisas discentes em materiais impressos e na internet. A partir da análise notamos que a construção do raciocínio geográfico na sala de aula se dá de diferentes formas e que muitas “geografias” se fazem presentes nesse cotidiano escolar. Em alguns momentos encontramos uma geografia de cunho tradicional e em outros, uma geografia de cunho crítico.
Palavras-chave
Raciocínio geográfico, Escola básica, Ensino de Geografia, Perspectiva etnográfica, Sala de aula.
CONSTRUCTION OF GEOGRAPHICAL REASONING: concepts and practices at school
Abstract
Our goal in this research is understanding how the construction of geographical thinking through the concepts and content that are mediated in the daily life of a classroom. For this, we chose as object of study a class of 3rd year of the high school of a public school of the state educational network in the municipality of Barbacena-MG. Our analysis was performed based on data collected in the field diary, an interview with the teacher and observations in classroom. As methodology, we assume an ethnographic perspective. When observing we consider the exhibits of teaching, participation of students in their class, the use of text books, the use of maps, oral presentations to groups and students in research materials printed and online. From the analysis we note that the construction of geographical reasoning in the classroom takes different forms and that many "geographies" are present in everyday school life. Sometimes we find a traditional geography and in others, a critical geography.
Keywords
Construction of geographic reasoning, Elementary school, Geography teaching, Ethnographic perspective, Classroom.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).