O CONCEITO DE AMBIENTE ANÁLOGO AO CONCEITO DE NATUREZA: estudo de caso entre Brasil e Portugal

Autores

  • Fernando Frederico Bernardes Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa e Departamento de Geografia da UNIOESTE.

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i16.556

Palavras-chave:

Ambiente. Ecologia. Geografia. Paisagens Mentais.

Resumo

O presente trabalho trata da urgência em refletir sobre o conceito de Ambiente em meio escolar. Tal presteza se fundamenta na interpretação equivocada em relação ao mesmo, equivalendo, predominantemente, ao conceito de Natureza. Nesse sentido, o artigo visa, principalmente, os professores de Geografia, de Biologia e/ou de Ciências Naturais que, a partir de suas práticas, poderão recorrer a este texto, encontrar suporte para suas concepções e, consequentemente, para a reflexão crítica da sua própria ação docente. Ambicionando mais, o artigo também almeja estimular o avanço deste debate, que acaba por ser ao mesmo tempo clássico e contemporâneo. Clássico, porque a interpretação natural do conceito em análise, nos remete à pensamentos da Geografia e da Ecologia Clássica do séc. XIX e/ou princípios do século XX. E, mais tarde, especificamente no Brasil, encontramos, por exemplo, em Suertegaray (2001), Mendonça (2005), Gonçalves (2006) e Reigota (2007) tal discussão, que por sua vez, cruza, coerentemente, com dados empíricos atuais, demonstrando que na contemporaneidade, este assunto ainda não foi superado e atravessa fronteiras, isto é, concebe-se, ainda, de maneira geral, na esfera discente, a concepção de Ambiente equivalente ao conceito de Natureza, restringindo, simplesmente, aos seus processos físicos/naturais, tanto no Brasil quanto em Portugal.

Palavras-chave

Ambiente, Ecologia, Educação, Geografia, Paisagens Mentais.


EL CONCEPTO DE MEDIO AMBIENTE ANÁLOGO AL CONCEPTO DE LA NATURALEZA: un estudio de caso entre Brasil y Portugal

Resumen

El presente trabajo trata de la urgencia en reflexionar sobre el concepto de Ambiente en el recinto escolar. Tal presteza se fundamenta en la interpretación equivocada con relación al mismo, equivaliendo, predominantemente, al concepto de Naturaleza. En este sentido, el artículo se dirige principalmente a los profesores de Geografía, de Biología y / o de Ciencias Naturales que, a partir de sus prácticas, podrán recurrir a este texto, encontrar apoyo para sus concepciones y, consecuentemente, para la reflexión crítica de su propia acción docente. Además de esto, el artículo también anhela estimular el avance de este debate que, aunque sea clásico, es contemporáneo. Clásico, porque la interpretación natural del concepto en análisis, nos remite a los pensamientos de la Geografía y de la Ecología Clásica del siglo XIX y / o principios del siglo XX. Y, más tarde, específicamente en Brasil, encontramos, por ejemplo, en Suertegaray (2001), Mendonça (2005), Gonçalves (2006) y Reigota (2007) tal discusión, que a su vez, cruza, coherentemente, con datos empíricos actuales, demostrando que en la contemporaneidad, este asunto aún no ha sido superado y atraviesa fronteras, es decir, se concibe, de manera general, en la esfera discente, la concepción de Ambiente equivalente al concepto de Naturaleza, restringiendo simplemente a sus procesos físicos / naturales, tanto en Brasil como en Portugal.

Palabras clave

Ambiente, Ecología, Educación, Geografía, Paisajes Mentales.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Frederico Bernardes, Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa e Departamento de Geografia da UNIOESTE.

Doutor em Ensino de Geografia, Investigador Colaborador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG/UL) e Professor Colaborador do Departamento de Geografia da UNIOESTE .

Atua no campo da Geografia, com ênfase nos estudos de ensino/aprendizagem no âmbito geográfico e ecológico (Epistemologia Ambiental na Educação). A temática na qual centra suas pesquisas é relativa aos estudos do Ambiente e ao Ensino de Geografia, dedicando-se, também, aos estudos das representações de Ambiente, através da Paisagem.

Downloads

Publicado

22/01/2019

Como Citar

Bernardes, F. F. (2019). O CONCEITO DE AMBIENTE ANÁLOGO AO CONCEITO DE NATUREZA: estudo de caso entre Brasil e Portugal. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 8(16), 142–166. https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i16.556

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.