CARTOGRAFIA ESCOLAR E INCLUSIVA PARA ALUNOS SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i17.620Palavras-chave:
Cartografia Escolar, Ensino de Geografia, Educação Inclusiva.Resumo
Este artigo refere-se a uma pesquisa de doutorado que busca apresentar uma proposta metodológica de Cartografia Escolar e Inclusiva para alunos surdos. A pesquisa de campo centrou-se na observação de aulas de Geografia que possuíam alunos surdos, além da realização de entrevistas, oficina e minicurso. Como resultado final, identificou-se que os alunos surdos têm dificuldades na leitura dos mapas tradicionais, uma vez que a linguagem verbal utilizada nas representações cartográficas não estão em sua língua. Todavia, com a produção de mapas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e VisoGrafia (uma modalidade de escrita de sinal), houve melhora no processo de leitura cartográfica, o que possibilitou a construção do pensamento geográfico e do ensino-aprendizagem de Geografia.
PALAVRAS-CHAVE
Cartografia Escolar, Ensino de Geografia, Educação Inclusiva.
SCHOOL AND INCLUSIVE CARTOGRAPHY FOR DEAF STUDENTS
ABSTRACT
This article refers to a doctoral research that seeks to present a methodological proposal for School and Inclusive Cartography for deaf students. The field research focused on the observation of Geography classes that had deaf students, in addition to conducting interviews, workshops and mini-courses. As a final result, it was identified that deaf students have difficulties in reading traditional maps, once the verbal language used in cartographic representations are not in their language. However, with the production of maps in Brazilian Sign Language (Libras) and VisoGrafia (a type of signal writing), there was an improvement in the cartographic reading process, which enabled the construction of geographic thinking and the teaching-learning of Geography.
KEYWORDS
School Cartography, Geography teaching, Inclusive Education.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).