ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CARTOGRAFIA NA LICENCIATURA: discussões e reflexões necessárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i18.643

Resumo

O artigo apresenta e discute uma experiência de ensino desenvolvida em um curso de licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e, ao mesmo tempo, problematiza a dimensão pedagógica da docência no ensino superior como produtora de atividade intelectual no e para o ensino. Trata-se da elaboração de recursos didáticos de cartografia escolar com alunos do segundo semestre do curso de Licenciatura em Geografia da UFPel. A proposta foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Cartografia Geral no ano de 2018 e teve como objetivos: elaborar recursos didático-pedagógicos em cartografia escolar para a educação básica, possibilitar discussões sobre práticas pedagógicas voltadas à cartografia escolar nos diferentes níveis de ensino e socializar e promover uma reflexão pedagógica sobre os recursos didáticos organizados. Dentre os temas e conteúdos desenvolvidos e orientados para a elaboração dos recursos didáticos podemos destacar: escala e proporção, cálculo de distâncias, curvas de nível e perfil topográfico. A proposta possibilitou a troca de conhecimentos e a ampliação das compreensões dos alunos em formação inicial no que diz respeito à importância da valorização da cartografia nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como proporcionou o reconhecimento de que há uma produção de conhecimento sobre o ensino e a formação de professores no cotidiano da aula universitária.

PALAVRAS-CHAVE

Cartografia, Recursos didáticos, Ensino de Geografia, Formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Lurdes Spironello, UFPel

Licenciada em Geografia pela UFSM, mestre e doutora em Geografia pela USP. Professora do Instituto de Ciências Humanas e do PPG em Geografia da UFPel.

Lígia Cardoso Carlos, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Ciências Sociais e mestre em Educação pela UFRGS, doutora em Educação pela UNISINOS. Professora da Faculdade de Educação e  do PPG em Geografia da UFPel.

Downloads

Publicado

30/12/2019

Como Citar

Spironello, R. L., & Carlos, L. C. (2019). ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CARTOGRAFIA NA LICENCIATURA: discussões e reflexões necessárias. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 9(18), 269–279. https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i18.643